Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

27 de agosto de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O conhecimento da língua inglesa é pré requisito de muitas das contratações atualmente. Além da questão profissional, muitas das informações disponíveis na internet se encontram neste idioma. Já a demanda pelo conhecimento em espanhol cresceu no Brasil nas últimas décadas, em especial a partir do Mercosul, tratado de livre comércio entre os países da América Latina assinado em 1991. Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato.

O Ministério da Educação orienta que escolas adotem no currículo do ensino médio o inglês e o espanhol. Mas quando o aluno chega na graduação a exigência de conhecimento em idiomas estrangeiros cresce e, possivelmente aquelas aulas da escola precisam ser atualizadas. Aí surgem as dúvidas. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância? Não há duvida de que ganhar fluência em uma língua a partir de um curso online pode levar muito mais tempo que a vivência em um país estrangeiro ou até mesmo em cursos presenciais intensivos.

Mas se você dispõe apenas de poucas horas semanais vale a pena considerar a EAD sim! Existem diversos tipos de ofertas para os mais variados níveis, desde o básico até cursos de aperfeiçoamento avançados. Confira algumas dicas sobre o ensino de idiomas onlineque destacamos para você!

Primeiros passos

Antes de investir em um curso de línguas à distânciaverifique as opções gratuitas disponíveis. Após ter esgotado esta primeira seleção, aproveitando ao máximo o que podem oferecer, busque cursos que ofertam um período de experiência grátis. Desta forma, além de examinar a qualidade do ensino oferecido você se autoavalia em alguns quesitos como, por exemplo, sua disciplina para realizar as atividades e seu nível de conhecimento.

Caso ainda esteja no nível básico, talvez valha a pena fazer mais exercícios para avançar e superar suas dificuldades. Por outro lado, se sua primeira avaliação indicar que você já se encontra em uma turma intermediária ou avançada, aí sim talvez seja o caso de procurar um curso mais personalizado e investir recursos em uma formação à distância mais específica.

Falar, ouvir, ler e escrever

Após ter checado seu nível de conhecimento no idioma a ser cursado outro importante passo é identificar qual é sua maior carência de habilidade na língua: Você lê bem? Escreve corretamente sem erros de ortografia de conjugação? Consegue compreender bem diferentes sotaques, como o inglês australiano ou o espanhol chileno? Ou seu maior desafio é se expressar neste idioma? É possível também que você tenha que treinar todas estas competências. Por isso, se você vai investir tempo e dinheiro em um curso de idioma à distância certifique-se de que ele oferece exercícios nestas quatro competências. Confirme se o material didático é oferecido em diversos suportes como áudio e vídeo, além de possuir um amplo número de lições e exercícios.

Aprendendo idiomas online

Outra informação importante que você deve checar com relação aos cursos oferecidos online é com relação à presença de professores nativos, o que permite o contato com culturas estrangeiras. Uma das vantagens da EAD em idiomas é justamente a possibilidade de ter um professor de outro país. Além disso, verifique sobre a disponibilidade do professor e/ou tutor. Esteja certo de que você poderá tirar dúvidas e que haverá agilidade na resposta.

Uma dica é buscar recomendações de outros usuários com relação ao curso. Outra possibilidade que a internet oferece é o treino das habilidades nas línguas estrangeiras em outras ferramentas online. Destacamos as potencialidades de aprendizado com o entretenimento como música e filmes, sites de tradução, escuta de podcasts e audiobooks, canais de pronúncia e fonética de termos e expressões em inglês. Com todas estas ferramentas disponíveis na internet você poderá melhorar o vocabulário, treinar sua pronúncia, fazer exercícios e aperfeiçoar seu conhecimento no idioma estrangeiro que busca aprender ou aperfeiçoar.

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.