Existe restrição de idade para ingressar em uma graduação EAD?

O tema ensino a distância ainda levanta muitas dúvidas. O objetivo desse artigo é resolver pelo menos uma delas, se existe ou não limite de idade para cursar algum curso em EAD e quais são as restrições.

Quando cursar uma graduação?

Estudar e crescer profissionalmente não tem dia, hora ou lugar certos. Pois a escolha de iniciar uma nova etapa e buscar crescimento pessoal e profissional depende somente da decisão de cada um. Normalmente, os alunos que concluem o ensino médio desejam entrar direto em um curso de graduação, mas nem sempre isso é possível. Muitas dificuldades podem ser encontradas no caminho, o que dificulta a entrada imediata na faculdade. Por outro lado, muito se tem feito para facilitar cada vez mais o ingresso de pessoas das mais variadas idades, classes sociais e regiões do Brasil.

Não existe um momento certo para entrar em um curso de graduação, cada um tem o seu tempo. Muitos resolvem fazer um curso superior depois dos 30, 40, 50, 60 anos e não se sentem desprezados por isso. Pelo contrário, fazer uma graduação depois de ter adquirido uma certa experiência na vida faz com que o aluno tenha mais certeza e motivação para concluir o curso.

 

[Veja maiores informações sobre: O que é EAD?]

 

Pré-Requisitos EAD

O EAD não difere do presencial ao se tratar de idade. O que encontramos são pré-requisitos essenciais a cada curso, como conhecimentos anteriores e escolaridade mínima necessária. Cada curso tem sua própria lista de pré-requisitos e esta deve ser seguida. Existem cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Ao abordar cada um deles, os pré-requisitos são diferentes. Porém, ao procurar um curso EAD, o aluno deve procurar saber se o seu perfil se encaixa nessa modalidade de ensino.

Uma forma de descobrir se voce tem o perfil ideal para um curso EAD é fazendo o teste disponível em nosso site: Teste: Tenho o perfil certo para EAD?

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Cursos Técnicos EAD

Para os cursos técnicos, o estudante precisa ter concluído o Ensino Fundamental e estar cursando ou já ter cursado o Ensino Médio. Mas o diploma de curso técnico só é validado após a conclusão do Ensino Médio. Então caso um aluno inicie um curso técnico durante a execução do Ensino Médio, ele só irá receber seu diploma ao encerrar o Ensino Médio. Esta opção de curso é para aqueles jovens que pretendem arrumar um emprego com mais rapidez, garantindo assim uma maior qualificação, o que facilita na hora da concorrência no mercado. Ao optar por fazer um curso Técnico EAD, o aluno está buscando uma forma de se adequar ao mercado de trabalho sem a necessidade de sair de casa. É uma excelente opção para aqueles que não pretendem fazer uma graduação, mas que desejam continuar os estudos e ter uma profissão.

Graduação EAD

A forma de ingresso na graduação difere do técnico somente na parte em que, para entrar em um curso de graduação a pessoa necessita ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Caso contrário, fica impossível a realização do mesmo. O Ensino a Distância não difere do presencial nas regras básicas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disto, este também sofre a avaliação do MEC, que classifica as Instituições de Ensino e as reconhece, garantindo a validade do diploma no fim do curso.

Pós-Graduação EAD

A pós-graduação se trata de um curso para nível superior. Pois para a realização dela é exigida a apresentação do diploma de conclusão de graduação. Mas para aqueles que já possuem um diploma de graduação e estão fazendo outro curso, pode-se conciliar também como uma pós, tendo disponibilidade de horário, não há problema. A pós é direcionada paras as pessoas que buscam cargos mais altos dentro de uma empresa ou buscam fazer parte da área acadêmica.

EAD: Incentivo

Pensando assim, o que existe na hora de ingressar em um curso de EAD ou em um presencial, são pré-requisitos e atendendo a estes, o estudante com 16, 20, 30 ou 50 anos poderá sem problema frequentar um curso técnico, de graduação ou pós. Nota-se que os cursos de EAD incentivam as pessoas com mais idade, que possuem família, filhos e emprego a estar melhorando sua qualificação e adquirir um diploma que talvez não fosse possível, caso tivesse que estudar em uma Instituição que oferece cursos presenciais.

O EAD veio para solucionar os problemas diários de muitos homens e mulheres, de qualquer idade, que buscam uma qualificação e encontram suporte para isto nesta modalidade de Ensino. O intuito não deve ser dificultar o acesso a graduação e sim, ajudar e levar até a casa das pessoas o diploma e a certeza de que após esta conquista, elas terão a oportunidade de almejar coisas bem maiores, melhorar seu cargo e conquistar um novo emprego.

 

Artigos Relacionados a: EAD e graduação

As melhores Faculdades de Administração EAD

Confira as melhores opções de instituições de ensino para você que pretende cursar graduação em administração de empresas EAD.

Posso ingressar no EaD pelo SiSU?

Saiba como ingressar no ensino a distância usando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)!

8 melhores cursos técnicos a distância

A era da informação traz consigo muitas possibilidades. Acompanhe hoje os melhores cursos técnicos à distância para você turbinar o seu currículo e se dar bem na hora da entrevista.

Você está atento para as inscrições do ENEM?

As inscrições para o ENEM encerram nesta sexta-feira! Fique atento ao Calendário!

Teste: Presencial, Semipresencial ou EAD?

Faça o teste e descubra se você tem o perfil ideal para fazer um curso a distância ou deve seguir o tradicional presencial!