Existe restrição de idade para ingressar em uma graduação EAD?

O tema ensino a distância ainda levanta muitas dúvidas. O objetivo desse artigo é resolver pelo menos uma delas, se existe ou não limite de idade para cursar algum curso em EAD e quais são as restrições.

Quando cursar uma graduação?

Estudar e crescer profissionalmente não tem dia, hora ou lugar certos. Pois a escolha de iniciar uma nova etapa e buscar crescimento pessoal e profissional depende somente da decisão de cada um. Normalmente, os alunos que concluem o ensino médio desejam entrar direto em um curso de graduação, mas nem sempre isso é possível. Muitas dificuldades podem ser encontradas no caminho, o que dificulta a entrada imediata na faculdade. Por outro lado, muito se tem feito para facilitar cada vez mais o ingresso de pessoas das mais variadas idades, classes sociais e regiões do Brasil.

Não existe um momento certo para entrar em um curso de graduação, cada um tem o seu tempo. Muitos resolvem fazer um curso superior depois dos 30, 40, 50, 60 anos e não se sentem desprezados por isso. Pelo contrário, fazer uma graduação depois de ter adquirido uma certa experiência na vida faz com que o aluno tenha mais certeza e motivação para concluir o curso.

 

[Veja maiores informações sobre: O que é EAD?]

 

Pré-Requisitos EAD

O EAD não difere do presencial ao se tratar de idade. O que encontramos são pré-requisitos essenciais a cada curso, como conhecimentos anteriores e escolaridade mínima necessária. Cada curso tem sua própria lista de pré-requisitos e esta deve ser seguida. Existem cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Ao abordar cada um deles, os pré-requisitos são diferentes. Porém, ao procurar um curso EAD, o aluno deve procurar saber se o seu perfil se encaixa nessa modalidade de ensino.

Uma forma de descobrir se voce tem o perfil ideal para um curso EAD é fazendo o teste disponível em nosso site: Teste: Tenho o perfil certo para EAD?

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Cursos Técnicos EAD

Para os cursos técnicos, o estudante precisa ter concluído o Ensino Fundamental e estar cursando ou já ter cursado o Ensino Médio. Mas o diploma de curso técnico só é validado após a conclusão do Ensino Médio. Então caso um aluno inicie um curso técnico durante a execução do Ensino Médio, ele só irá receber seu diploma ao encerrar o Ensino Médio. Esta opção de curso é para aqueles jovens que pretendem arrumar um emprego com mais rapidez, garantindo assim uma maior qualificação, o que facilita na hora da concorrência no mercado. Ao optar por fazer um curso Técnico EAD, o aluno está buscando uma forma de se adequar ao mercado de trabalho sem a necessidade de sair de casa. É uma excelente opção para aqueles que não pretendem fazer uma graduação, mas que desejam continuar os estudos e ter uma profissão.

Graduação EAD

A forma de ingresso na graduação difere do técnico somente na parte em que, para entrar em um curso de graduação a pessoa necessita ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Caso contrário, fica impossível a realização do mesmo. O Ensino a Distância não difere do presencial nas regras básicas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disto, este também sofre a avaliação do MEC, que classifica as Instituições de Ensino e as reconhece, garantindo a validade do diploma no fim do curso.

Pós-Graduação EAD

A pós-graduação se trata de um curso para nível superior. Pois para a realização dela é exigida a apresentação do diploma de conclusão de graduação. Mas para aqueles que já possuem um diploma de graduação e estão fazendo outro curso, pode-se conciliar também como uma pós, tendo disponibilidade de horário, não há problema. A pós é direcionada paras as pessoas que buscam cargos mais altos dentro de uma empresa ou buscam fazer parte da área acadêmica.

EAD: Incentivo

Pensando assim, o que existe na hora de ingressar em um curso de EAD ou em um presencial, são pré-requisitos e atendendo a estes, o estudante com 16, 20, 30 ou 50 anos poderá sem problema frequentar um curso técnico, de graduação ou pós. Nota-se que os cursos de EAD incentivam as pessoas com mais idade, que possuem família, filhos e emprego a estar melhorando sua qualificação e adquirir um diploma que talvez não fosse possível, caso tivesse que estudar em uma Instituição que oferece cursos presenciais.

O EAD veio para solucionar os problemas diários de muitos homens e mulheres, de qualquer idade, que buscam uma qualificação e encontram suporte para isto nesta modalidade de Ensino. O intuito não deve ser dificultar o acesso a graduação e sim, ajudar e levar até a casa das pessoas o diploma e a certeza de que após esta conquista, elas terão a oportunidade de almejar coisas bem maiores, melhorar seu cargo e conquistar um novo emprego.

 

Artigos Relacionados a: EAD e graduação

Como anda o mercado para quem faz curso à distância?

Pessoas que optam por cursos a distância possuem competências atraentes para o mercado de trabalho. Saiba como anda o mercado para quem faz curso à distância!

EAD – O futuro da educação está aqui

Confira algumas das vantagens do ensino a distância que você provavelmente não sabia!

4 fatores que comprovam a eficácia do ensino a distância

Se você ainda duvida que o ensino a distância não pode proporcionar uma educação da mesma qualidade do ensino presencial, confira 4 fatores que comprovam a eficácia deste método!

Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância?

Por que o ensino a distância exige mais dedicação que o presencial?

Os alunos de um curso a distância são muito valorizados e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais!