Em qual região está localizado o maior número de estudantes EAD

O módulo EAD de Ensino no Brasil vem crescendo em proporções absurdamente grandes. Pesquisas de 7 anos atrás mostravam que a Região Sudeste possuia 239.267 dos estudantes no Ensino a Distância no Brasil, ou seja 47% dos alunos de EAD que havia na época. Hoje, as pesquisas mostram que são 2,1 milhões de matrículas para esta região, que correspondem a 60% dos estudantes deste módulo no Brasil.

Com o crescimento da Internet, surgiram várias inovações e entre elas, o Ensino a Distância. Unindo a necessidade de se aprimorar nos estudos e crescer na vida, com praticidade, disciplina e falta de tempo, eis que surge esta forma inovadora de estudar. De toda a população Brasileira que tem acesso à internet em casa ou no trabalho, menos da metade tem uma conexão de banda larga, que é requisito básico para quem pretende estudar a distância. Quanto mais pessoas com internet de conexão banda larga, maior será o crescimento e o impacto que o EAD poderá ter no Brasil.

Dados do Abraead

Segundo dados do Abraead (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância / 2006), em 2005, a região Sudeste possuia 239.267 estudantes de EAD, ou seja, 47% dos alunos do Brasil inteiro. E em relação ao ano anterior houve um crescimento de 45% nas matrículas. Depois do Sudeste, seguiam a região Sul com 28% dos estudantes de EAD do país, Centro-Oeste com 10%, Nordeste com 8% e Norte com 6%. E era na região Sudeste também que se concentrava o maior número de Instituições que ofereciam este tipo de curso.

Dados da Abed

Em 2011, em um Censo realizado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), foi registrado que o números atingiram a marca de 3,5 milhões de estudantes matriculados no Ensino a Distância, 58% maior do que em 2010. Além disso a Abed ainda diz que o aumento poderia ser maior se houvesse maior número de usuários de internet banda larga no país.

Segundo os dados da Abed, a maioria dos alunos de Educação a Distância estão na região Sudeste do pais (2,1 milhões de matrículas), o segundo lugar continua sendo do Sul, com 625 mil e 184 estudantes, seguido do Centro-Oeste com 595 mil e 98 estudantes, Nordeste com 256 mil e 84 estudantes e por fim o Norte, com 14 mil e 184 estudantes.

O problema da Evasão

Apesar dos altíssimos números de estudantes por EAD, também são altíssimos os números da evasão dos estudantes. Aproximadamente 20% dos alunos que começam um curso EAD no Brasil não se formam, às vezes não chegam nem perto de se formar. É mais comum isso acontecer principalmente entre os jovens, por falta de seriedade, disciplina para estudar sozinho, ou, simplesmente, pela incerteza de escolher um curso.

No geral, quem costuma levar o curso mais a sério, mesmo sendo a distância, são pessoas comprometidas que já trabalham, tem mais responsabilidades e já constituem uma família. Ou seja, pessoas que procuram realmente crescer na vida para satisfazer as necessidades de seus dependentes.

Região Sudeste

Conclui-se então que, talvez pela maior parte da população estar concentrada da Região Sudeste, há também aí uma maior oferta de cursos a Distância pelas Instituições e também um número maior de pessoas empregadas que buscam se aprimorar, ou até as desempregadas que procuram estudar pagando mais barato, fazendo com que  a Região Sudeste dispare na frente quanto ao número de matriculados no EAD.
[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Artigos Relacionados a: crescimento ead e Curso

Porque a EAD cresceu tanto?

A educação a Distância (EAD) está em processo de expansão, e a tendência é que ela cresça cada dia mais. Veja alguns motivos desse crescimento.

O que esperar de um curso EAD

Quais as expectativas podem ser criadas ao ingressar em um curso a distância? Procuramos responder essa pergunta da melhor maneira possivel. Confira!

Os benefícios de estudar em casa

Estudar em casa oferece uma série de benefícios ao estudante. Neste artigo listamos os mais importantes.

As Vantagens do Ensino a Distância

Existem várias vantagens em fazer um curso EAD, é mais fácil gerir o tempo disponível, conciliar os estudos e trabalhos, e ainda sobra tempo para a vida social. Com essa oportunidade, qualquer um é capaz de estudar, mesmo se a pessoa mora muito longe da Instituição ou se ela parou de estudar há muito tempo.