dcsimg

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?

Atualizada em 27/04/2015 13:12

(0.0 de 0)

Conheça as faculdades a distância mais bem conceituadas de acordo com o MEC e como descobrir as notas de instituições e cursos EAD!

A qualidade das Instituições a distância

O Ensino a Distância (EAD) não para de crescer no Brasil. De acordo com o último Censo da Educação Superior, as matrículas em cursos superiores a distância já ultrapassam a marca de um milhão. E são milhares as faculdades públicas e privadas que oferecem graduações a distância.

Com tantas opções, como escolher a melhor faculdade a distância? Um caminho seguro é buscar uma faculdade bem conceituada para investir em seu diploma de nível superior.

 

Conheça as faculdades a distância mais bem conceituadas de acordo com o MEC e como descobrir as notas de instituições e cursos EAD!

 

Faculdades a distância mais bem conceituadas

O MEC avalia as faculdades a distância utilizando dois indicadores: o IGC (Índice Geral de Cursos, que leva em consideração todas as graduações oferecidas) e o CI (Conceito Institucional, uma avaliação presencial feita por especialistas). As notas vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória e as notas 1 e 2 significam que aquela universidade não atinge o padrão de qualidade exigido pelo MEC.

Veja as faculdades que obtiveram nota máxima (5) em pelo menos um dos conceitos avaliados pelo MEC:

*Informações coletadas no MEC em abril de 2015.

 

Conceito da Faculdade X Conceito do Curso

Tão importante quanto buscar uma faculdade bem conceituada é escolher um curso reconhecido pelo MEC. Isso porque, para que o diploma de nível superior seja válido, precisa ser obtido em curso reconhecido pelo MEC, seja ele presencial ou a distância.

Para avaliar os cursos a distância, o MEC utiliza três conceitos: Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o desempenho dos alunos o Enade. As notas também vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória, ou “positiva” para o MEC. Quando o curso recebe nota 1 ou 2 em algum conceito, precisa se readequar para atingir o padrão de qualidade exigido pelo MEC. Caso as notas baixas persistam, aquele curso pode ser extinto e, dependendo da situação, a faculdade pode ser descredenciada.

O MEC reconhece milhares de cursos todo ano, mas como a oferta de EAD ainda é recente e muitos novos cursos são oferecidos anualmente, nem todos eles passaram pela avaliação. Apesar de serem encontrados em faculdades públicas e privadas, são as particulares que concentram a maior quantidade de cursos EAD

Veja alguns exemplos de faculdades que receberam avaliações positivas em seus cursos e têm o reconhecimento do MEC:

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) 

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Universidade Paulista (UNIP)

 

Como descobrir a nota de uma faculdade ou curso EAD

Você pode consultar gratuitamente todos os conceitos de faculdades e cursos EAD perante o MEC:

  1. Acesse o portal e-mec.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”.
  3. No campo “Buscar por”, selecione “Curso de Graduação
  4. No campo “Curso”, digite o nome do curso que você quer pesquisar.
  5. No campo “Modalidade”, selecione a opção “A distância”
  6. No campo “Situação”, selecione a opção “Em Atividade” do menu.
  7. Clique em “Pesquisar”. Logo abaixo do formulário, aparecerão todas as faculdades que oferecem aquele curso, bem como o conceito do MEC para cada um deles. Você pode ver mais detalhes clicando no nome da instituição.

Veja também:

EAD tem qualidade?

 

Você encontrou sua faculdade a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

*Artigo atualizado em abril de 2015.

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: