dcsimg

Pós EAD no Exterior

Atualizada em 09/10/2012 17:14

(0.0 de 0)

Há várias instituições estrangeiras que oferecem o curso de pós-graduação a distância. Essa é uma maneira de estudar no exterior sem a necessidade de mudar de país.

Pós EAD no exterior

Muitas universidades no exterior oferecem pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado a distância. Além de facilitar a conciliação entre o trabalho, a vida familiar e o estudo após a formação superior, uma das maiores vantagens dessa modalidade é oferecer um diploma internacional sem a necessidade de morar em outro país e, muitas vezes, sem precisar se deslocar para realizar provas e trabalhos. Se você domina um idioma estrangeiro e pretende incluir uma especialização em universidade do exterior em seu currículo, confira informações sobre como funciona a pós graduação a distância fora do Brasil, quais são os requisitos para tornar-se aluno, como fazer para validar o diploma estrangeiro e algumas opções de cursos de pós-graduação online nas mais importantes instituições de ensino a distância no mundo.  

Requisitos da pós-graduação EAD fora do Brasil

Assim como acontece no Brasil, uma pós-graduação no exterior, mesmo que seja a distância, exige que o candidato comprove a conclusão de uma graduação de nível superior ou equivalente por meio de um diploma ou certificado emitido por um órgão oficial. O pleno domínio do idioma no qual será ministrado o curso também é essencial e muitas instituições exigem alguma certificação reconhecida internacionalmente, como o TOEFL (Test of English as Foreign Language), por exemplo, que comprova conhecimentos de inglês e é bastante pedido por universidades dos Estados Unidos. Saber ler, escrever e falar fluentemente o idioma é fundamental para acompanhar as aulas virtuais,  realizar os trabalhos e comunicar-se com professores, tutores e outros alunos.

Quanto à tecnologia, os requisitos podem variar de acordo com a instituição. No entanto, ter um computador com acesso à internet é imprescindível. Outras exigências, como um bom currículo profissional, histórico escolar da graduação, cartas de recomendação e redações também são comuns. O ideal é pesquisar os itens pedidos pelas instituições de seu interesse e providenciar a documentação necessária com antecedência, já que algumas universidades pedem tradução juramentada e certificação consular para alguns documentos e esse processo pode levar algum tempo.

É importante informar-se também sobre a necessidade de encontros presenciais para a realização de provas ou apresentação de trabalhos. Algumas universidades exigem que os alunos de pós-graduação EAD frequentem um determinado número de aulas presenciais, ou apresentem o trabalho de conclusão do curso, dissertação ou tese. Esses encontros presenciais, às vezes, podem ser feitos no país de origem do aluno, em consulados, embaixadas ou outros polos de apoio que representem a universidade no país.  

Validade do diploma EAD estrangeiro

  Ao decidir fazer uma pós-graduação EAD fora do Brasil, é importante ter em mente que os diplomas emitidos no exterior não tem sua validade automaticamente reconhecida. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, certificados e diplomas emitidos por instituições estrangeiras de ensino a distância precisam passar por um processo de revalidação para serem usados  como documentação oficial no Brasil, da mesma forma que acontece com cursos presenciais feitos no exterior.  

Isso significa que se você fez um mestrado a distância, por exemplo, em uma universidade espanhola, vai precisar fazer a revalidação do diploma caso precise usá-lo como comprovação para poder fazer um doutorado. O processo de revalidação do diploma de pós-graduação EAD obtido no exterior deve ser feito no departamento do curso de pós-graduação equivalente credenciado pela Capes em alguma universidade brasileira e pode levar alguns meses. Cabe à universidade verificar a equivalência das disciplinas para validar o diploma e algumas vezes é necessário complementar a grade curricular com provas ou aulas presenciais para ter o diploma estrangeiro reconhecido no Brasil. No entanto, assim como acontece com cursos presenciais, existe o risco de a universidade em questão não revalidar o diploma.  

Universidades do Exterior que Oferecem Pós EAD

Reunimos a seguir uma lista com algumas das universidades mais reconhecidas que oferecem especializações, mestrado e doutorado na modalidade a distância fora do Brasil.

Pós-Graduação EAD no Canadá

Canadian Virtual University (CVU) www.cvu-uvc.ca A CVU é uma associação de universidades públicas canadenses especializadas em educação a distância que juntas oferecem mais de 300 programas e 2,4 mil cursos, entre graduação, pós, mestrado, doutorado e cursos livres. A maioria dos programas é feita totalmente a distância e alguns exigem que o aluno compareça no Canadá para provas e apresentações.  

Pós-Graduação EAD na Espanha

Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

portal.uned.es  

O principal centro de ensino online espanhol é a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). É uma universidade pública e está aberta a estrangeiros, que devem pagar uma taxa de matrícula. Além da graduação, a UNED oferece especializações, cursos de idioma e MBA.  

UOC - Universitat Oberta de Catalunya

www.uoc.edu  

A UOC é uma universidade online com sede na Catalunha e uma comunidade de mais de 60 mil estudantes e 3 mil docentes. São mais de 850 cursos de graduação, mestrado, pós-graduação e doutorado, além de programas livres.   Os cursos são oferecidos em catalão, espanhol, francês e inglês. As matrículas são feitas pela internet, assim como a maior parte da avaliação de desempenho do aluno. Os exames semestrais, na maior parte dos casos, precisam ser feitos em alguma das sedes da UC na Espanha.    

Pós-Graduação EAD nos Estados Unidos

Há uma grande oferta de boas universidades a distância no país, nas mais diferentes áreas. Além disso, grandes universidades como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), publicam o material de aulas da pós-graduação (vídeos, palestras etc.), que podem ser acessadas gratuitamente.  

American World University (AWU)

www.awu.com.br A AWU

conta com um site e programas oferecidos em português, com escritório de representação e tutores no Brasil.  

Harvard

www.harvard.edu

Uma das mais prestigiadas universidades do mundo, Harvard tem mais de 100 programas de educação a distância, que incluem educação executiva, mestrado e cursos livres.

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

www.mit.edu

Por meio da plataforma OpenCourseWare, o MIT oferece gratuitamente e sem necessidade de cadastrar-se,  o material de suas aulas de graduação e pós graduação. É uma boa opção para quem procura atualização de conhecimentos e não faz questão de obter um diploma.

Walden University

www.waldenu.edu

A Walden University, da rede Laureate (que controla algumas instituições no Brasil, como a Anhembi Morumbi), é uma universidade exclusivamente online que tem quase 50 mil alunos (entre graduação e pós), distribuídos em 65 países e com 330 especializações, entre doutorado, mestrado, e cursos individuais.

Pós-Graduação EAD na França

Todos os programas de ensino a distância da França são supervisionados pelo Centre National d'Enseignement à Distance, o CNED, que é o equivalente francês do MEC. Os cursos de pós-graduação EAD da França são gratuitos, pois as universidades francesas são todas públicas. Estrangeiros, no entanto, pagam uma taxa de matrícula anual. Os cursos são totalmente online e os programas que emitem diploma exigem que o aluno faça as provas presencialmente, na França, embaixadas ou consulados. Estudantes brasileiros podem consultar os cursos disponíveis, bem como obter informações na Agência Oficial de Promoção do Ensino Superior Francês, a CampusFrance, pelo site www.bresil.campusfrance.org.

Pós-Graduação EAD em Portugal

Univeridade Aberta de Portugal (UAb)

http://www.univ-ab.pt/

A UAb é a instituição de ensino superior a distância mais importante de Portugal. São oferecidos mais de 60 cursos de licenciatura, especialização, mestrado e doutorado e pode ser uma ótima opção para quem não domina um idioma estrangeiro.  

Pós-Graduação EAD no Reino Unido

Os cursos a distância oferecidos pelas instituições de ensino superior britâncias abrangem as mais diversas áreas. No geral, exige-se que as provas sejam feitas no Reino Unido, mas em muitos casos é possível realizar os exames sem sair do Brasil, no British Council (mais informações podem ser obtidas no site www.britishcouncil.org).  

The Open University

www.open.ac.uk

Fundada há mais de 30 anos, a Open University é instituição de ensino superior a distância mais tradicional do Reino Unido e é considerada uma das melhores da Europa. São mais de 700 mil alunos de todo o mundo que participam dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação.  

Oxford University

www.conted.ox.ac.uk

Chefes de estado e grandes líderes mundiais, pensadores e cientistas passaram pela tradicional Oxford University. Além de cursos presenciais, essa instituição também oferece programas de pós-graduação a distância, sobretudo os de especialização e atualização profissional.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: