O que é preciso ter para estudar EAD?

Para ser um aluno de algum curso a Distância não é nada complicado, apenas é necessário ter um computador atualizado, estar habituado a mexer nas principais ferramentas e softwares, ter conhecimentos básicos de internet, saber fazer downloads, entrar em sites, se comunicar em bate papos, assistir a vídeos. O mais importante de tudo mesmo é ter seriedade e compromisso, criar o hábito de estudar para conseguir concluir o curso com sucesso.

Conhecimentos em Informática

Para estudar em um curso de Ensino a Distância não é necessário ter um computador super moderno, uma internet super rápida e ser perito em informática, mas também não dará certo se  a pessoa não estiver habituada com algumas ferramentas importantes de alguns programas de computador,  se a internet for muito lenta, se o computador for muito antigo ou com configurações incompatíveis com os arquivos fornecidos pelo professor. É necessário ter conhecimentos básicos de informática, como por exemplo saber digitar um texto e organizá-lo, fazer uma apresentação em Slides, acessar páginas na internet, assistir a um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos.

 

Internet Banda Larga

É muito importante que a conexão com a internet seja de banda larga. Todo o material que será passado ao aluno, seja dos professores ou de outros alunos, será passado usando a internet. Tudo também será explicado e passado aos alunos através de um ambiente virtual de aprendizado e, para acessá-lo, será necessário estar conectado à internet. Sendo assim, para ter o melhor rendimento possível do curso é desejável uma internet estável, que não caia no meio de alguma conferência online, ou no meio de alguma transferência de arquivo. Além de que o aluno usará muito este recurso diariamente para fazer pesquisas e trabalhos.

 

É Necessário ter Disciplina

Para se dar bem sendo um aluno de algum curso EAD, é indispensável também que se tenha muita disciplina, seriedade e compromisso. O aluno deve ter seus horários de estudo todos pré-estabelecidos e obedecidos com pontualidade.

A autodisciplina é um quesito fundamental para um aluno desta modalidade. Ele deve definir um local e um horário de estudo para conseguir criar o hábito e a obrigação de estudar, isso acaba virando um compromisso e o aluno cria mais seriedade com essa obrigação.

 

Organização

A maioria das pessoas que escolhem um curso nesta modalidade, o fazem por causa da flexibilidade de horários, pois trabalham ou, por algum outro motivo, tem o horário mais restrito. O problema disso é que às vezes este aluno não é tão organizado e não tem uma gestão de tempo tão boa quanto deveria. Assim, ele acaba atrasando suas obrigações, transformando seus deveres em uma crescente bola de neve.

É desejável também que o aluno organize em seu computador uma pasta ou um perfil contendo somente o que diz respeito aos seus estudos, desta maneira o aluno deixa tudo organizado já sabe o que foi estudado e o que ainda precisa ser visto.

 

Vontade de Saber

Também é preciso ter sempre vontade de conhecer mais e se aprofundar nos assuntos estudados. Às vezes o seu tutor ou professor não está disponível para responder uma dúvida, é necessário então que o aluno tenha a iniciativa de procurar e pesquisar para esclarecer suas dúvidas e dar continuidade ao seu estudo.

 

Tendo a internet de banda larga, um computador atualizado, conhecimentos suficientes em informática e seguindo estes passos, o aluno que estuda a distância terá tanto aproveitamento quanto um aluno de curso presencial e ainda entrará para o mercado de trabalho mais disciplinado.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Artigos Relacionados a: curso a distancia e disciplina

Critérios para escolher um curso EAD

Antes de ingressar no Ensino a Distância é preciso levar em conta alguns critérios. Confira alguns deles e descubra se você deve ingressar em um curso a distância.

As provas dos cursos a distância – Como e onde são feitas?

Uma dúvida comum àqueles que desejam ingressar em um curso EAD é em relação a realização das provas e dos trabalhos, onde e como e quando são realizados e para que servem.

Cursos EAD no exterior

O ensino a distância está em expansão não apenas no Brasil, mas no mundo todo. As principais instituições de ensino de diferentes partes do mundo já oferecem vários tipos de cursos a distância desde cursos livres até cursos de graduação e pós-graduação.

Por que fazer um curso EAD?

Confira os motivos, benefícios e características principais de um curso a distância e por que você deve optar por este tipo de curso.

EAD e as novas tecnologias

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão trazendo evolução e desenvolvimento para o Ensino no Brasil, principalmente no Ensino a Distância. Elas possibilitam um melhor ensino e aprendizado, pela facilidade que trazem ao aluno e professor de poderem acessar a várias informações e realizar pesquisas de maneira rápida e eficaz.