O que é EAD?

O ensino a distância é uma modalidade que usa a tecnologia como principal aliada. Veio para facilitar o ingresso de alunos ao ensino superior. Nesse artigo encontra-se informações sobre o método e sobre o que é preciso para cumprir as atividades ao longo do curso.

EAD

O Ensino a Distância (conhecido também como EAD) é uma nova alternativa de ensino que as pessoas têm encontrado para adquirir seu diploma, com horários e turnos de estudo flexíveis, e desta forma conquistar um bom emprego ou subir de cargo dentro de uma organização. O que levou a ascensão desta modalidade de Ensino foi o crescimento tecnológico, que permite este ambiente de aprendizagem, onde professor e aluno ficam separados, mas mantendo total relação para bom desenvolvimento do curso, permitindo também maior adaptação dos horários disponíveis para estudo. Esta relação ocorre com a ajuda de ferramentas online, que são disponibilizadas no portal da Instituição de EAD escolhida.

A necessidade de mão de obra qualificada também fez com que esta modalidade recebesse o incentivo do mercado de trabalho, que libera vagas de emprego nos mais diversos setores, mas sente falta de pessoas que possuam qualificação suficiente para atender a demanda. Com o EAD os caminhos entre o aluno e o diploma foram reduzidos, facilitando a vida daqueles que almejam o crescimento profissional, ou mesmo o reposicionamento na carreira.

Como funciona o EAD?

O EAD funciona de uma forma prática e simples. Para o ingresso em um curso EAD, o aluno precisa de um computador com acesso a internet e conhecimentos básicos de informática como usuário. Ao garantir esta primeira parte, o restante é mais simples ainda. Após a escolha do curso, da Instituição e da aprovação no processo seletivo, faz-se o acesso ao site. Pronto, surge um ambiente inovador e dinâmico, onde serão liberadas inúmeras ferramentas, como áreas com conteúdos de aulas, trabalhos e provas. Em outra parte encontra-se o calendário com as datas e prazos das atividades, além de locais para conversas e debates. Utiliza-se muito o e-mail, para uma comunicação efetiva com a Instituição e professor/tutor, onde as dúvidas serão sanadas.

Em algumas Instituições de Ensino a Distância que fornecem graduação tecnológica ou bacharelada, torna-se importante a realização de encontros presenciais algumas vezes durante o curso. Estes encontros são realizados em sedes da Instituição, normalmente, o aluno é direcionado para a sede mais próxima a ele, até mesmo na sua própria cidade. Mas, o curso em si é de forma virtual, por isto quem tiver o interesse de ingressar nesta modalidade precisa ter disciplina, dedicação, organização e motivação. A dedicação exercida no EAD é bem vista pelo mercado de trabalho, eles enxergam um possível colaborador que possui auto-aprendizagem, disciplina e determinação.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Público alvo do EAD

O público alvo do EAD são aquelas pessoas que possuem pouco tempo livre e que precisam conciliar emprego e estudo, além de muitas vezes ainda terem que cuidar das atividades rotineiras, como casa e filhos. O EAD atrai este perfil de pessoas, pois é o aluno que monta seus horários de estudo, podendo assim estudar durante a semana ou só nos finais de semana, na parte da manhã, tarde, noite ou até mesmo de madrugada. O Ensino a Distância é a oportunidade para o crescimento pessoal e profissional, uma oportunidade com valor bem mais acessível que o de cursos privados presenciais, porém com o mesmo modelo de ensino e com diversas Instituições à distância sendo credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC tem grande influência no avanço do Ensino a Distância no Brasil, pois com o portal e-MEC que permite que as pessoas acessem e busquem informações sobre os cursos e a qualidade das instituições de ensino, as pessoas passaram a confiar nesta nova modalidade. Além do mais, o governo tem investido no crescimento do EAD nas Universidades Públicas, o que acaba sendo um maior incentivo de profissionalização e especialização para aquelas pessoas que não podem pagar por este serviço. Desta forma, o crescimento tem sido constante e daqui alguns anos, o EAD irá atingir uma grande parcela dos estudantes de nível técnico e superior.

Objetivo do EAD

No EAD encontra-se uma variedade de cursos e Instituições, que oferecem qualificação desde níveis técnicos até graduações e pós-graduações. Isto amplia muito mais o campo de atuação e leva oportunidade de aprendizado a pessoas em locais que não teriam chances de conquistar este novo mundo ao utilizar o ensino presencial. O EAD é visto como o elemento de união de pessoas que se encontram em locais distintos, mas que podem se relacionar em tempo real, ou por mensagens para promover a disseminação do conhecimento.

A vontade de aprender e crescer profissionalmente depende de cada pessoa, mas o que não se pode negar é que hoje em dia existem muitas alternativas para o ingresso em uma instituição e realização de um curso que possibilite a obtenção e conquista de novos caminhos. O EAD veio para acabar com as barreiras existentes no desenvolvimento educacional profissionalizante no Brasil.

Artigos Relacionados a: EAD

Prouni para Curso EAD

Saiba como usar a bolsa do Prouni para pagar a faculdade a distância.

Curso de Estética em EAD

Saiba mais sobre o curso de Estética a distância e como está o mercado de trabalho para o profissional formado nessa área

Curso de Engenharia Elétrica em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia Elétrica a distância e quais são as instituições de ensino que oferecem o mesmo.

Curso de Engenharia de Produção em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Produção a distância e veja como está o mercado de trabalho para o profissional dessa área

Curso de Engenharia Civil em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia Civil a distância e quais são as melhores instituições de ensino superior que oferecem o curso