Mestrados e MBA a distância reconhecidos pelo MEC

A Educação a Distância vem crescendo exponencialmente no Brasil e ganhando destaque na educação do país. Conheças os tipos de pós-graduações EAD existentes e as instituições de ensino superior que oferecem este tipo de curso com reconhecimento do MEC.

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que se utiliza de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para que professor e aluno possam se comunicar, já que estes estão separados espacial e/ou temporalmente. O ensino a distância existe desde o século XIX, porém só foi realmente reconhecido no século XX.

A metodologia de ensino utilizada pelos professores no EAD não se distingue da metodologia utilizada no ensino presencial, somente possui outra forma de comunicação e algumas mudanças, pois o professor e os alunos não tem contato direto fisicamente. Desde a sua criação, a Educação a Distância já utilizou diversos meio de comunicação para transmitir o conhecimento aos alunos, como a televisão, o rádio e o telefone. Atualmente, o principal meio de comunicação utilizado é a internet.

O aluno deste tipo de ensino é mais responsável em sua formação, estabelecendo seus horários de estudo e dando andamento ao curso de acordo com suas facilidades e dificuldades. Esse método de ensino busca direcionar um aprendizado independente, onde o aluno precisa se dedicar totalmente ao curso. A educação a distância possibilita que muitas pessoas com pouca flexibilidade de tempo ou que não podem se deslocar até uma instituição de ensino tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos.

 

Tipos de pós-graduação

O mercado de trabalho exige cada vez mais que o profissional seja qualificado e sempre adquira mais conhecimentos e habilidades. Uma das maneiras de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso de graduação são as pós-graduações. Porém, muitos profissionais não tem tempo disponível para fazer uma especialização, com isso surgiram as pós-graduações EAD. Conheça os dois tipos de pós-graduação oferecidos na modalidade a distância:

Stricto Sensu

A pós-graduação Stricto Sensu oferece cursos de mestrado e doutorado aos alunos que já tenham concluído sua graduação. São cursos sistematicamente organizados e regulares, que tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação. Essa pós-graduação é oferecida em dois tipos: mestrado, com duração média de 2 anos, e doutorado, que dura em média 4 anos. Alunos que fazem esse tipo de pós-graduação recebem um diploma, porém, para que isto ocorra, a instituição de ensino deverá ser reconhecida pelo MEC.

Lato Sensu

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são voltados para a especialização do aluno graduado. Este tipo de curso tem como principal público-alvo alunos que terminaram sua graduação e já estão no mercado de trabalho e, por isso, possuem pouco tempo disponível. A pós-graduação Lato Sensu tem carga horária mínima de 360 horas, critério estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). O Master Business Administration (MBA) é um tipo de curso de pós-graduação Lato Sensu destinado aos alunos graduados em Administração, ou que atuam na área. As instituições que oferecem este curso na modalidade a distância devem apresentar o credenciamento junto ao MEC.

 

Onde encontrar?

Lato Sensu

As Instituições de ensino superior que são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem cursos de pós-graduação EAD na modalidade Lato Sensu são:

  • Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Rio Grande do Sul;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Paraná;
  • Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) – Paraná;
  • Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Santa Catarina;
  • Faculdade de Economia e Finanças (IBMEC) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Cândido Mendes (UCAM) – Rio de Janeiro;
  • Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro;
  • Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) – São Paulo;
  • Universidade do Vale do paraíba (Univap) – São Paulo;
  • Faculdade de Educação São Luís (FESL) – São Paulo;
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV) – São Paulo;
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – São Paulo;
  • Centro Universitário de Lins (Unilins) – São Paulo;
  • Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP) – Minas Gerais;
  • Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Lavras (Ufla) – Minas Gerais;
  • Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) – Espírito Santo;
  • Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) – Pará;
  • Universidade da Amazônia (Unama) – Pará;
  • Universidade do Estado do Pará (Uepa) – Pará;
  • Universidade de Fortaleza (Unifor) – Ceará;
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Ufms) – Mato Grosso do Sul;

Stricto Sensu

De acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), existe somente um curso de pós-graduação na modalidade semi-presencial no Brasil reconhecido pelo MEC: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Artigos Relacionados a: Ensino a distância e Mestrado EAD

Educação a distância para deficientes – Conheça seus prós e contras!

Falta de tempo e dificuldade para chegar até a instituição de ensino são alguns dos motivos mais comuns apontados por quem procura um curso à distância. Confira os prós e os contras da educação a distância para deficientes!

EAD – O futuro da educação está aqui

Confira algumas das vantagens do ensino a distância que você provavelmente não sabia!

4 fatores que comprovam a eficácia do ensino a distância

Se você ainda duvida que o ensino a distância não pode proporcionar uma educação da mesma qualidade do ensino presencial, confira 4 fatores que comprovam a eficácia deste método!

Por que o ensino a distância exige mais dedicação que o presencial?

Os alunos de um curso a distância são muito valorizados e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais!

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Optar por um curso de graduação online, além de suprir as necessidades dos mais atarefados, significa também redução de custos. Saiba como ingressar em uma universidade online!