Formados em cursos EAD e o mercado de trabalho

Muitas universidades de grande nome estão incluindo entre os seus cursos mais reconhecidos alguns cursos EAD, o que prova que essa modalidade de ensino está ganhando cada vez mais espaço.

Ensino a distância e o futuro da educação no Brasil

O ensino a distância (EAD) é considerado por especialistas no assunto como o futuro da educação no Brasil. Esse tipo de ensino possui várias características que conquistam cada vez mais alunos de todas as idades e classes sociais. A comodidade e o conforto de se graduar sem sair de casa e poder adaptar os horários de aula de acordo com a própria disponibilidade de tempo são os maiores atrativos para aqueles que não conseguem conciliar a correria do dia-a-dia com uma graduação presencial.

 

[Veja maiores informações sobre: O que é EAD?]

 

Preconceito com curso a distância?

Atualmente, o ensino a distância está sendo bem aceito pelos brasileiros, mas nem sempre foi assim. Os alunos que faziam cursos a distância sofriam preconceito daqueles que faziam graduações presenciais. Segundo a Associação Brasileira dos Estudantes do Ensino a Distância (ABE-EAD) cerca de 18 mil alunos que cursavam ou já haviam concluído algum curso a distância que são fornecidos, sofreram preconceito  de alunos de cursos presenciais por terem optado por essa modalidade. Esse dado é de 2009, mas a ABE-EAD vem recebendo denúncias desde 2007.  Hoje em dia esse tipo de preconceito diminuiu bastante, o que dá mais confiança para aqueles que desejam fazer uma graduação a distância.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Necessidade de Crescimento

A crescente procura por aperfeiçoar o conhecimento faz com que a cada ano o número de matrículas na graduação aumente muito. Por exemplo, o número de alunos matriculados em cursos a distância vem crescendo consideravelmente, mas ainda assim o número de matrículas em cursos presenciais é muito maior. De acordo com o Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação, em 2010 as matrículas para cursos a distância correspondiam a 15% das matrículas de graduação para cursos presenciais. A maioria dos alunos que estão matriculados nos cursos de graduação a distância faz cursos de licenciatura, enquanto nos presenciais a maioria faz bacharelado.

MEC e a graduação a distância

O Ministério da Educação (MEC) credenciou várias instituições de ensino, tornando-as aptas a ministrar cursos a distância. Para o MEC, tanto os cursos presenciais como os a distância tem o mesmo valor e as mesmas condições de formar profissionais capacitados. Mesmo assim, uma das maiores preocupações de quem entra em um curso de graduação a distância é em relação à empregabilidade. Muitas empresas não se sentem seguras ao contratar funcionários que não fizeram uma graduação convencional.

Vantagens do EAD

Por outro lado, muitas empresas acreditam que contratar um aluno recém-formado em um curso a distância é mais vantajoso do que um aluno que acabou de se formar em um curso presencial. Normalmente um curso a distância exige muito mais disciplina, dedicação e atenção a prazos do que um curso presencial. O aluno que se forma em um curso a distância tem mais autonomia, mais capacidade de resolver conflitos, de buscar informações e de tomar decisões sozinho.

Muitas empresas também não levam em consideração se o curso é presencial ou curso a distância, mas sim a instituição em que a graduação foi concluída. Se a instituição tiver um bom reconhecimento, certamente o aluno estará em vantagem com relação a outros que não escolheram uma boa universidade.

Outro fator que prova que um curso a distância é tão bem-sucedido quanto um curso presencial é que muitos dos primeiros lugares em concursos públicos são de ex-alunos de algum curso a distância. Esses alunos aprendem, além do conteúdo das matérias da graduação, a ter organização e dedicação nos estudos. Fato que nem sempre acontece com alunos que foram da graduação presencial.

Curso EAD ganha espaço e reconhecimento

Muitas universidades de grande nome estão incluindo entre os seus cursos mais reconhecidos alguns cursos  a distância, o que prova que essa modalidade de ensino está ganhando cada vez mais espaço. Grandes investimentos em material didático, treinamento de professores e novas tecnologias são feitos constantemente para melhor atender e promover a melhor formação aos alunos que optaram por estudar a distância. Todos os cursos de graduação a distância oferecidos pelas faculdades passam por uma rigorosa avaliação e acompanhamento do MEC. Nenhum curso pode ser ministrado sem que antes tenha a aprovação do Ministério da Educação.

A verdade é que toda novidade traz certa insegurança e certo receio de estar no caminho errado. Mas, graças aos investimentos constantes que as instituições de ensino superior fazem e ao destaque que essa modalidade de ensino conquista dia após dia, o mercado de trabalho está perdendo gradativamente o medo de contratar funcionários formados em cursos a distância. Além do que, as características que os alunos desse tipo de ensino adquirem e melhoram durante o curso são diferenciais para toda empresa.

Artigos Relacionados a: EAD e mercado de trabalho

Curso de Estética em EAD

Saiba mais sobre o curso de Estética a distância e como está o mercado de trabalho para o profissional formado nessa área

Curso de Educação Física em EAD

Conheça mais sobre o curso de Educação Física a distância e saiba como está o mercado de trabalho para o profissional dessa área.

Curso de Engenharia Elétrica em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia Elétrica a distância e quais são as instituições de ensino que oferecem o mesmo.

Curso de Engenharia de Produção em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Produção a distância e veja como está o mercado de trabalho para o profissional dessa área

Curso de Engenharia Civil em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia Civil a distância e quais são as melhores instituições de ensino superior que oferecem o curso