dcsimg

Cursos tecnológicos EAD

Atualizada em 09/03/2012 18:33

(0.0 de 0)

Cursos a distância ganham cada vez mais espaço entre os alunos de todo o Brasil, seja pela facilidade ou pela economia de tempo que proporcionam àqueles que optam por essa modalidade de ensino.

curso-tecnologico-ead

As diversas oportunidades dos cursos tecnológicos EAD

Cursos a distância ganham cada vez mais espaço entre os alunos de todo o Brasil, seja pela facilidade ou pela economia de tempo que proporcionam àqueles que optam por essa modalidade de ensino. Várias universidades, que antes eram totalmente presenciais, estão inserindo cursos a distância na sua grade para atender aos alunos que optaram por esse tipo de ensino. Um exemplo são os cursos tecnológicos EAD.  

[Veja aqui maiores informações sobre: faculdades a distância!]  

A diferença entre cursos técnicos e tecnológicos

Além dos cursos de graduação, o ensino a distância (EAD) também disponibiliza cursos técnicos e tecnológicos para os alunos. Apesar de muita gente achar que os cursos técnicos e tecnológicos são iguais, eles não são. Cursos técnicos são de nível médio e visam à capacitação do aluno através de conceitos, teorias e conhecimentos práticos em várias áreas. Os cursos tecnológicos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como cursos de nível superior que duram, em média, de dois a três anos. Os alunos que se formam nesse tipo de graduação podem, ao concluir o curso, fazer uma pós-graduação em Lato Sensu ou Stricto Sensu.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Lato Sensu

O Lato Sensu é um tipo de especialização, como o MBA (Master of Business Administration). O aluno ao se formar não recebe diploma, somente um certificado. Já o Stricto Sensué composto pelo mestrado e o doutorado e, no término do curso, o aluno recebe um diploma de mestre ou doutor no assunto pré determinado por ele.

Crescimento dos Cursos Tecnológicos EAD

O Censo da Educação Superior de 2009 divulgou que os cursos tecnológicos estão sendo mais procurados. O aumento dessa procura foi de 26,1% entre os anos de 2008 e 2009. A crescente necessidade de se obter bons profissionais no mercado de trabalho faz com que os cursos tecnológicos sejam cada vez mais procurados, ainda mais com a ajuda dos programas do governo como o Prouni, que tem ajudado grande parcela da população a ingressar em um curso superior.

Mesmo em uma sociedade em que os cursos de bacharelado têm uma grande valorização, os cursos que formam tecnólogos estão conquistando seu espaço tanto no ensino presencial quanto na educação a distância. Os cursos tecnológicos EAD abrangem as mais diferentes áreas. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologiaonde todas as áreas são listadas e explicadas. Abaixo estão todas as áreas dos cursos tecnológicos presentes no catálogo:

  • Ambiente e Saúde: relacionada com uma melhor qualidade de vida, preservação da natureza e saúde.
  • Apoio Escolar: apoio pedagógico a diferentes instituições.
  • Controle e Processos Industriais: processos mecânicos, eletroeletrônicos e fisicoquímicos.
  • Gestão e Negócios: qualidade, produtividade e competitividade das organizações.
  • Hospitalidade e Lazer: relacionada com recepção, entretenimento e interação.
  • Informação e Comunicação: processamento de dados e informações.
  • Infraestrutura: relacionada com construção civil e com transporte.
  • Militar: associadas à formação tecnológica do militar.
  • Produção Alimentícia: beneficiamento e industrialização de alimentos e bebidas.
  • Produção Cultural e Design: representações, linguagens, códigos e projetos de
  • Produção Industrial: de transformação de matéria-prima.
  • Recursos Naturais: produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.
  • Segurança: relacionadas com a preservação dos seres vivos.

Os cursos tecnólogos em nada perdem para os cursos de bacharelado, a escolha vai depender apenas da necessidade de cada pessoa. Um curso de tecnólogo se concentra mais na especialização voltada para o mercado de trabalho e para atender às exigências de mão-de-obra qualificada. Desta forma, o curso de tecnólogo é recomendado também para aquelas pessoas que já trabalham em determinada área ou tem um conhecimento prévio sobre ela e desejam aprofundar-se no assunto. Assim, o conhecimento adquirido com a experiência de atuar em campo será agregado ao diploma de algum dos cursos tecnológicos EAD e tornar-se um diferencial na hora de procurar um emprego.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: