dcsimg

Cursos de Licenciatura Online

Atualizada em 04/03/2015 04:29

(0.0 de 0)

O curso de Licenciatura pode ser uma boa oportunidade para o profissional da educação que procura atualização e para quem deseja fazer uma graduação.

curso-licenciatura

O curso de Licenciatura tem como objetivo principal habilitar e capacitar o estudante a lecionar para alunos da Educação Básica. Para seguir carreira de profissional da educação é necessário ser graduado em pelo menos um curso de Licenciatura. Conforme a escolha da área, podendo ser Humanas, Biológicas ou Exatas, o curso de Licenciatura oferece a profissionalização e a especialização exigidas pelos campos de atuação.

Os cursos de Licenciatura são formados por disciplinas gerais e também específicas sobre a área que os profissionais escolheram e com a qual terão contato por toda a carreira. Além disso, possui também a disciplina de Pedagogia, na qual os estudantes aprendem sobre didáticas, formas de lecionar e conviver com os desafios diários que um professor se depara quando está em sala de aula ministrando aula para crianças.

Existem várias disciplinas para se lecionar e o estudante pode escolher conforme a qualidade, gosto e dom, como Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Química, Licenciatura em História, Licenciatura em Educação Física e outros

O curso de Licenciatura pode ser uma boa opção para quem procura uma formação de excelência e que tenha reconhecimento válido no mercado de trabalho. Para os profissionais atuantes, o curso pode oferecer atualização e formação complementar, e para quem deseja o ingresso na carreira de licenciatura o curso proporciona a graduação e a habilitação para lecionar na Educação Básica.

Público Alvo

O curso é destinado a pessoas que possuam o desejo de seguir carreira na educação, atuando como professores e educadores. É indicado também para professores atuantes que buscam aprimoramento e especialização.

Duração e Carga Horária do Curso

Os cursos de Licenciatura duram em média 4 anos ou oito semestres e variam de acordo com a área escolhida. A carga horária do curso é de 3.640 horas aula, incluindo atividades extra curriculares, aulas presenciais e estágios.

Grade Curricular

Os componentes que formam a grade curricular de um curso de Licenciatura têm o objetivo principal de transformar o estudante em educador e para isso são exigidas disciplinas básicas para todas as áreas. Os cursos, geralmente, são divididos em módulos. O módulo Formação Básica Geral compreende aproximadamente a 630 horas da carga horária total.

Outro módulo é o de Formação Específica do Profissional da Educação e possui 1.470 horas. É neste módulo que o estudante adquire conhecimento das particularidades de sua disciplina e as matérias correspondentes. O terceiro módulo é o de Diversificação ou Aprofundamento, que promove a prática da teoria já estudada e utiliza 540 horas da carga horária total. As atividades complementares ou Extra Curriculares aparecem em um módulo separado e são as matérias e/ou atividades que não estão na grade curricular e devem ser cumpridas. São exigidas em média 200 horas para as atividades extras.

Por último, temos o módulo de Práticas Pedagógicas de Ensino, no qual o estudante aprende a lecionar e ministrar aulas específicas, colocando em prática o conhecimento adquirido, a fazer o uso de didáticas para facilitar a aprendizagem e também a utilizar dos recursos tecnológicos em seus planos de aula e projetos pedagógicos.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para professores está se tornando cada vez mais exigente e procura profissionais da educação antenados, que fazem uso dos recursos tecnológicos, didáticos e pedagógicos com a finalidade de inovar a educação e repassar o conhecimento de forma interativa e prazerosa. O profissional da educação precisa estar sempre atualizado sobre os métodos de ensino.

Um graduado em Licenciatura pode atuar de acordo com a especialização que possui:

  • Lecionar na Educação Básica em escolas particulares ou públicas.
  • Atuar em centros de Ensinos.
  • Tornar-se pesquisador em instituições privadas ou públicas que possuam projetos de pesquisa em educação.
  • Fornecer consultoria sobre didática e planejamento escolar.
  • Lecionar em cursinhos pré-vestibulares públicos ou privados que preparam alunos para entrarem no Ensino Superior.

Onde estudar Licenciatura a distância

Existem, no Brasil, 157 universidades públicas e privadas autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de Licenciatura a distância.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece cursos de Licenciatura a distância gratuitos para professores da rede pública.

Veja algumas universidades federais com Licenciatura EAD de várias modalidades:

Entre as universidades privadas que oferecem o curso de Licenciatura EAD, destacamos:

 

Você pretende fazer um curso de Licenciatura a distância? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: