dcsimg

5 cursos EAD da área de exatas

(0.0 de 0)

Conheça alguns cursos superiores de Ciências Exatas que estão bombando no Brasil!

5 cursos EAD da área de exatas

Para quem imaginava que no ensino a distância só existiam graduações teóricas, temos uma novidade: existe, sim, bastante curso na área de Exatas no formato EAD!

E se você está se perguntando como é possível fazer um curso a distância sobre temas tão complexos, que exigem atividades em laboratório, já explicamos como funciona mais à frente.

Os cursos EAD na área de Exatas estão se tornando cada vez mais populares. Entre eles, encontramos diversos ramos da Engenharia, Matemática, Física, cursos na área de Informática e muitos outros.

Confira cinco graduações a distância nessa área que separamos para você e veja onde estudar para ter seu diploma reconhecido no mercado!

 

5 cursos a distância na área de Exatas

Fomos atrás dos cinco cursos EAD da área de Exatas que estão bombando no Brasil nesse momento. Conheça melhor cada um deles:

 

1. Matemática

Com mais de 27 mil alunos matriculados atualmente, é o curso EAD de Exatas mais procurado por quem gosta de números e pensamento lógico. A graduação é uma licenciatura, ou seja, forma professores para atuar no ensino fundamental e médio.

O raciocínio matemático também tem sido bastante valorizado em outros ramos do mercado. Empresas que trabalham com logística, contabilidade, linguagens de programação, robótica, informática e gestão de projetos têm se mostrado cada vez mais interessadas nesses profissionais. O tempo médio para se formar é de quatro anos.

 

2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conhece tudo sobre ferramentas computacionais, equipamentos, infraestrutura, produção de sistemas e elaboração de projetos.

Com dois anos e meio de duração, o curso é voltado para o raciocínio lógico e o conhecimento das principais linguagens de programação. O campo de trabalho é um dos mais amplos do Brasil. A área de Tecnologia da Informação tem carência de profissionais bem qualificados, o que abre oportunidades interessantes de crescimento.

3. Engenharia de Produção

O bacharelado a distância em Engenharia de Produção tem crescido bastante na preferência dos brasileiros. O curso ensina o estudante a pensar, projetar e implementar melhorias em diferentes sistemas de gestão e controle da produção (empresas, indústrias, projetos autônomos, etc.).

Embora seja um curso de Exatas, também aborda muito conteúdo da área de Administração. A duração é de cinco anos.

 

4. Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação não ensina apenas a pensar, projetar e construir sistemas informatizados. Trata de todo o espectro que envolve as atividades tecnológicas computacionais, como telecomunicações, banco de dados, segurança e modelagem.

Pode ser encontrado com diferentes nomes (Computação, Ciências da Computação, Computação e Informática, Sistemas de Computação) e é oferecido em grau de licenciatura e bacharelado. O tempo de formação varia entre 4 e 5 anos. Informe-se na faculdade de seu interesse.

 

5. Engenharia Civil

Quem disse que não dá para se formar engenheiro cursando uma faculdade a distância? Pois bem, o curso de Engenharia Civil é um bacharelado de cinco anos de duração e tem crescido bastante na preferência do brasileiro.

A graduação ensina os estudantes a pensarem e projetarem infraestruturas como edifícios, pontes, estradas, aeroportos, etc., além de executarem atividades técnicas, como perícia, vistoria e avaliação.

 

Como são feitos os cursos a distância na área de Exatas

A grande dúvida de quem pensa em fazer um curso EAD na área Exatas é: como fazer a distância um curso que exige tantas atividades de laboratório?

A verdade é que boa parte dos cursos EAD distância na área de Exatas são híbridos, ou seja, combinam atividades a distância e presenciais.

A parte teórica da graduação é tratada a distância. São transmitidas por meio de vídeo-aulas ao vivo, apostilas, chats, fóruns de discussão e materiais de estudo disponíveis 24 horas por dia no ambiente virtual de aprendizagem.

A parte prática é aprendida nos polos de apoio de aprendizagem, que são instalações físicas disponibilizadas pela instituição em diversos pontos do País. Esses polos contam com laboratórios e toda a infraestrutura necessária para o aprendizado das disciplinas. Professores e tutores estão presentes para apoiar os alunos nos polos.

Portanto, quem ainda tem aquele pé atrás em relação a qualquer curso de Exatas a distância, já pode mudar de ideia. Só é preciso observar se existe algum polo de apoio perto de onde você vive, já que algumas graduações exigem uma presença maior em laboratórios.

 

Vantagens de fazer um curso de Exatas a distância

As vantagens de um curso a distância são muitas. Conheça algumas:

  • Permite que aluno possa programar melhor seus estudos, conciliando a graduação com suas atividades diárias.
  • Há ferramentas de comunicação para interagir com alunos e tirar dúvidas com professores e tutores.
  • Na maioria das vezes é mais barato fazer um curso a distância do que um presencial.
  • O diploma tem a mesma validade que de um curso presencial – contanto, é claro, que a faculdade seja reconhecida pelo MEC e tenha autorização para oferecer aquele curso.

 

Onde encontrar cursos EAD na área de Exatas

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores na área de Exatas:

Universidades Privadas:

 

 

Universidades Públicas:

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 

Veja também:

Conheça o curso de Engenharia de Produção EAD

Está pensando em fazer um curso de Exatas a distância? Conte para a gente qual deles chama mais a sua atenção!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

}, 7000);