Faculdades a Distância em São Paulo

O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil e a procura por educação de nível superior de qualidade só vem aumentando. Desta forma, a procura por cursos de nível superior em EAD vem crescendo a cada dia.

O cenário brasileiro

O Brasil é um País com aproximadamente 193 milhões de habitantes e o município de São Paulo possui mais de 11 milhões, o que faz desta cidade um grande alvo para investimentos. São Paulo se localiza na região onde está a maior concentração de habitantes. Com mais de 40%, a região Sudeste absorve um número populacional elevado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Estes dados crescem constantemente e junto deles necessita-se de uma evolução educacional que permita que as pessoas tenham acesso ao ensino de qualidade e sem grandes dificuldades. A realidade não é muito animadora, pois existe muita procura por ensino e poucas vagas, ainda mais se tratando do ensino público superior. Muitas pessoas não possuem condições financeiras para investir em seus estudos, por consequência do valor elevado de muitas mensalidades de institutos de ensino presenciais e particulares.

 

[Veja aqui maiores informações sobre: O que é EAD?]

 

EAD

Como solução para este problema a modalidade de ensino a distância ganha força, com um valor bem mais acessível do que o ensino presencial, permitindo que aquelas pessoas que trabalham e tem pouco tempo livre também possam estudar e se qualificar para o mercado de trabalho. O Ensino a Distância (EAD), uma forma flexível e de fácil acesso para todas as pessoas, recebe o ingresso de um número elevado de alunos no estudo superior que estão buscando uma graduação ou até mesmo uma pós-graduação. Sem mencionar os cursos técnicos, que são uma forma de iniciar a vida profissional daqueles que buscam ingressar rapidamente após o ensino médio em algum emprego.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

EAD em São Paulo

No Estado de São Paulo,  encontram-se diversas opções de institutos de ensino que oferecem cursos em EAD, sendo eles públicos ou particulares:

  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • Universidade Estácio de Sá (Unesa);
  • Universidade Paulista (Unip);
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid);
  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • Universidade Nove de Julho (Uninove);
  • Universidade de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Metodista de São Paulo;
  • Faculdade Anhanguera;
  • Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid)
  • Universidade de São Paulo (USP).

Outras opções

Caso tivesse sido abordada toda a região sudeste, grandes outros nomes seriam citados, como a UFMG, UNIFEI, UFLA, UFV, UFRJ, UFF, entre outras universidades. O que se espera é que o EAD, daqui alguns anos, irá atingir um número muito maior de alunos, não somente em São Paulo, mas em todo o território brasileiro.

Lembrando que, graças à mobilidade proporcionada pela EAD, alunos residentes no estado de São Paulo podem cursar graduações ou outros cursos ministrados em outros estados, desde que estejam dispostos a se locomover até o pólo mais próximo a sua residência durante as atividades presenciais.

Uma dica é que, antes de escolher uma faculdade a distância, o aluno pesquise sobre o curso EAD que deseja e veja como o Ministério da Educação (MEC) avalia aquele curso ou faculdade, se ele é reconhecido. Para isso o MEC criou um portal onde podem-se encontrar todas as informações necessárias sobre instituições credenciadas ao ministério. Desta forma, o aluno tem a certeza ao iniciar seus estudos que no final de seu curso irá receber um diploma que terá validade garantida no território nacional. Com o diploma em mãos, novas oportunidades de crescimento profissional aparecerão.

 

Artigos Relacionados a: EAD e Faculdades

EAD – O futuro da educação está aqui

Confira algumas das vantagens do ensino a distância que você provavelmente não sabia!

4 fatores que comprovam a eficácia do ensino a distância

Se você ainda duvida que o ensino a distância não pode proporcionar uma educação da mesma qualidade do ensino presencial, confira 4 fatores que comprovam a eficácia deste método!

Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância?

Por que o ensino a distância exige mais dedicação que o presencial?

Os alunos de um curso a distância são muito valorizados e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais!

Como escolher a melhor universidade para realizar um curso de graduação online?

A escolha da universidade para a realização de um curso de graduação a distância é determinante para a conquista do diploma. Confira algumas dicas para tomar a melhor decisão sobre a instituição de ensino para realizar a sua graduação online.