dcsimg

Em qual região está localizado o maior número de estudantes EAD

Atualizada em 13/11/2014 07:27

(0.0 de 0)

O módulo EAD de Ensino no Brasil vem crescendo em proporções absurdamente grandes. Pesquisas de 7 anos atrás mostravam que a Região Sudeste possuia 239.267 dos estudantes no Ensino a Distância no Brasil, ou seja 47% dos alunos de EAD que havia na época. Hoje, as pesquisas mostram que são 2,1 milhões de matrículas para esta região, que correspondem a 60% dos estudantes deste módulo no Brasil.

regioes-brasil-ead

Com o crescimento da Internet, surgiram várias inovações e entre elas, o Ensino a Distância. Unindo a necessidade de se aprimorar nos estudos e crescer na vida, com praticidade, disciplina e falta de tempo, eis que surge esta forma inovadora de estudar. De toda a população Brasileira que tem acesso à internet em casa ou no trabalho, menos da metade tem uma conexão de banda larga, que é requisito básico para quem pretende estudar a distância. Quanto mais pessoas com internet de conexão banda larga, maior será o crescimento e o impacto que o EAD poderá ter no Brasil.

Dados do Abraead

Segundo dados do Abraead (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância / 2006), em 2005, a região Sudeste possuia 239.267 estudantes de EAD, ou seja, 47% dos alunos do Brasil inteiro. E em relação ao ano anterior houve um crescimento de 45% nas matrículas. Depois do Sudeste, seguiam a região Sul com 28% dos estudantes de EAD do país, Centro-Oeste com 10%, Nordeste com 8% e Norte com 6%. E era na região Sudeste também que se concentrava o maior número de Instituições que ofereciam este tipo de curso.

Dados da Abed

Em 2011, em um Censo realizado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), foi registrado que o números atingiram a marca de 3,5 milhões de estudantes matriculados no Ensino a Distância, 58% maior do que em 2010. Além disso a Abed ainda diz que o aumento poderia ser maior se houvesse maior número de usuários de internet banda larga no país. Segundo os dados da Abed, a maioria dos alunos de Educação a Distância estão na região Sudestedo pais (2,1 milhões de matrículas), o segundo lugar continua sendo do Sul, com 625 mil e 184 estudantes, seguido do Centro-Oeste com 595 mil e 98 estudantes, Nordeste com 256 mil e 84 estudantes e por fim o Norte, com 14 mil e 184 estudantes.

O problema da Evasão

Apesar dos altíssimos números de estudantes por EAD, também são altíssimos os números da evasão dos estudantes. Aproximadamente 20% dos alunos que começam um curso EAD no Brasil não se formam, às vezes não chegam nem perto de se formar. É mais comum isso acontecer principalmente entre os jovens, por falta de seriedade, disciplina para estudar sozinho, ou, simplesmente, pela incerteza de escolher um curso. No geral, quem costuma levar o curso mais a sério, mesmo sendo a distância, são pessoas comprometidas que já trabalham, tem mais responsabilidades e já constituem uma família. Ou seja, pessoas que procuram realmente crescer na vida para satisfazer as necessidades de seus dependentes.

Região Sudeste

Conclui-se então que, talvez pela maior parte da população estar concentrada da Região Sudeste, há também aí uma maior oferta de cursos a Distância pelas Instituições e também um número maior de pessoas empregadas que buscam se aprimorar, ou até as desempregadas que procuram estudar pagando mais barato, fazendo com que  a Região Sudeste dispare na frente quanto ao número de matriculados no EAD.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: