dcsimg

Professor Online

Atualizada em 29/03/2012 14:17

(0.0 de 0)

O professor Online, mais conhecido no ensino a distância como tutor, tem por objetivo facilitar o entendimento e direcionamento do aluno EAD durante o processo de aprendizado. O tutor deve estar disponível para atender o aluno quando for solicitado. Além de assumir o papel de educador, ele deve acompanhar e incentivar o aluno durante todo o curso. Porém, o importante desta modalidade de ensino é que o foco seja sempre direcionado no aluno. Apesar da constante presença virtual do tutor e, às vezes, sua presença face a face, o aluno deve despertar a habilidade de auto-aprendizado, saber se organizar, realizar suas atividades de maneira independente.

A comunicação com o tutor deve ser feita de forma clara, para que o aluno consiga tirar as suas dúvidas da forma mais breve possível. O tutor também precisa se comunicar com o aluno de forma efetiva, não demorando a fornecer respostas e responder e-mails.

O aluno EAD conta com a ajuda das ferramentas e suas funcionalidades para que não se sinta perdido e sem retorno. Uma comunicação constante, rápida e que atenda a solicitação faz com que este se sinta motivado e prossiga o curso com um bom rendimento. A vida de um professor online precisa ser bem flexível. Pois se torna necessário que ele atenda o aluno em horários distintos, seja durante a semana ou no final de semana, podendo ser via online ou até mesmo em um encontro na Instituição ou pólo presencial.

A utilização constante do e-mail, chat, fórum e videoconferência são essenciais para facilitar o bom desempenho desta interação. Sendo que tudo isso é determinado pelo ritmo do aluno, afinal os horários de estudo e seu nível de desempenho são definidos por ele. Algo muito importante no ensino a distância é que o aluno se sinta acolhido pelo tutor. Ao optar pelo EAD, uma boa relação, troca de informações e dicas fazem com que o aluno não fique com muitas dúvidas e tenha maior liberdade para fazer perguntas, além de grande segurança no momento de tomar suas decisões.

A comunicação entre tutor e aluno não precisa se focar somente em perguntas e respostas diretas, eles podem iniciar diálogos e trocar opiniões, o que acarreta um melhor desempenho do aluno. O tutor/professor online tem como desafio acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, seja por uma relação especifica com um aluno ou com grupos. O incentivo da relação em grupos faz com que opiniões sejam compartilhadas, promove trabalhos colaborativos, maior reflexão e, assim, leva à maior retenção de conhecimento. O papel pedagógico é fundamental para um bom andamento do processo de aprendizado, fazendo com que o aluno progrida a cada módulo e com a conclusão do curso sinta-se preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: