dcsimg

Os principais motivos para escolher o Ensino a Distância

Atualizada em 09/03/2012 18:03

(0.0 de 0)

EAD é uma metodologia de ensino que começou a se popularizar agora. Ainda existe certo receio a respeito. Aos poucos, os cursos de Ensino a Distância ganham mais força, são mais bem aceitos pelo mercado e são cada vez mais procurados pela população.

motivos-ead

Curso presencial ou a distância?

O Ensino a Distância (EAD) é um assunto relativamente novo, ainda levanta curiosidades e perguntas. Não são todas as pessoas que sabem exatamente do que se trata e como funciona o método de ensino. Mesmo assim, apesar do desconhecimento e da desconfiança, pode-se dizer que vem ocorrendo um grande avanço da EAD no Brasil de uns anos pra cá, tanto tecnológico quanto de abrangência.

A escolha de um curso e em qual faculdade estudar não é trivial. Essa decisão terá muito impacto no futuro do estudante, definindo sua profissão após formado, a qualidade da preparação e ensino que receberá durante os anos de faculdade e o valor dado ao seu diploma pelo mercado de trabalho. Nos dias de hoje, pode-se escolher entre cursos presenciais e a distância. Cada uma dessas duas opções deve ser levada em consideração e o estudante deve escolher a que mais se encaixa ao seu perfil.  

[Veja maiores informações sobre: O que é EAD?]

Flexibilidade

O ensino a distância possui uma flexibilidade maior do que os cursos presenciais. Os alunos não precisam se deslocar de suas casas todos os dias da semana e nem passar horas na sala de aula, a maior parte das aulas são ministradas de forma online, ou seja, o aluno assiste aulas usando um computador e conexão com a internet. O material de aulas fica disponível nos sites das instituições, em áreas restritas, e o aluno devidamente cadastrado tem acesso irrestrito a ele.

Os horários de estudo e de realização de atividades ficam a cargo  do estudante. Se ele preferir estudar durante a madrugada, por exemplo, sem problemas. Afinal, o acesso ao site é disponível 24 horas por dia. O aluno tem a liberdade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar, pode ser em sua casa, biblioteca, casa de amigos ou até em lojas que vendem a utilização da internet.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Acesso ilimitado

Outro fator que torna o ensino a distância uma boa opção é que se o aluno não entender muito bem um conteúdo de uma aula anterior, terá a praticidade de revisá-lo quantas vezes quiser. O material utilizado no EAD fica disponível no site para poder ser consultado quando surgir alguma dúvida, o estudoé facilitado. Assim, o aluno não fica perdido no meio de livros, tendo que tirar cópias, emprestar ou comprar materiais extras.

Professor Online

Mas não se preocupe, caso tenha alguma dúvida e não encontre a resposta em seu material, para isto é fornecido um professor online, costumam-se chamar de tutor. Ele irá responder suas perguntas, dar dicas, orientar, acompanhar seu desenvolvimento e também avaliar seus trabalhos e exercícios. No site das instituições que possuem EADvocê encontra um ambiente presencial, porém mais dinâmico e prático.

Preço

Os cursos geridos a distância tem um custo mais baixo de manutenção do que cursos presenciais. A diferença também é repassada ao aluno, assim as instituições oferecem cursos superiores a distância com valores de mensalidade mais baixos. Isso facilita o ingresso em cursos superiores por uma parcela da população que almeja uma melhor um nível melhor de educação, mas não tem condições de arcar com o preço de uma faculdade particular. Algumas universidades públicas já começam a oferecer cursos superiores a distânciatambém, dando oportunidades a alunos que querem trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Reconhecimento do MEC

O maior receio na hora de fazer um curso à distância está no reconhecimento do diploma pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, se o diploma é válido.  O aluno fica indagando se ao formar terá um diploma com o mesmo valor de uma pessoa que realizou uma graduação presencial. Algumas instituições oferecem cursos que não são reconhecidos pelo MEC, por isso, o aluno deverá pesquisar a respeito antes de se matricular. As informações a respeito de credenciamento de cursos e instituições pelo MECestão disponíveis para qualquer cidadão. O e-MEC, site encontrado dentro do portal do próprio ministério, dá ao usuário a opção de seleção de um estado do país, das características do curso e da instituição buscada e informa os credenciamentos existentes. As informações são atualizadas, o usuário também terá informações sobre os índices de qualidade de ensino e informação suficiente para basear suas decisões.

Decisão

O aluno deverá considerar seu perfil e o prazer em estudar sobre aquela área antes de fazer a opção por ensino a distância. Um curso a distância exige tanta dedicação do aluno quanto um curso presencial, a principal diferença é a flexibilidade proporcionada pelo método de ensino. O mais importante é a vontade de aprender e a perseverança para alcançar objetivos pessoais traçados.  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: