dcsimg

Por que fazer um curso EAD?

Atualizada em 18/02/2013 13:58

(0.0 de 0)

Confira os motivos, benefícios e características principais de um curso a distância e por que você deve optar por este tipo de curso.

EAD

Os cursos oferecidos pelo sistema de Ensino a Distância (EAD) são uma ótima opção de escolha, principalmente, àquelas pessoas que buscam melhorar o currículo, se especializar, fazer uma graduação ou uma pós-graduação. Pelo fato de não ser necessária a presença em salas de aulas convencionais, é possível conciliar o trabalho com os estudos conseguindo unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

No EAD, aluno e professor não precisam estar presentes em um mesmo espaço físico ao mesmo tempo, ou seja, oferece uma flexibilidade de horários e o aluno pode estudar onde e como preferir acessando as aulas disponibilizadas pelo professor (tutor) no ambiente virtual de ensino utilizado pela instituição. Com isso o ritmo de estudos é gerenciado pelo aluno e o professor continua sendo a referencia, porém sem a rigidez dos ambientes escolares e seus horários.

Além disso conforme as aulas são assistidas e lidas, sempre que surgir uma dúvida é possível pesquisar e obter ainda mais informações por meio da internet, tornando uma característica pertinente aos estudantes EAD o perfil pesquisador. Mas mesmo que as dúvidas persistam e a resposta não seja encontrada, o aluno pode entrar em contato com o professor de diversas maneiras, como por exemplo, via e-mail, chat ou videoconferência, conseguindo na maioria das vezes uma resposta imediata.

Vale frisar também que todo material do aluno fica acessível em qualquer computador, ou aparelho similar, a qualquer momento, sendo necessário apenas que haja acesso a internet. Sendo assim não ocorre o caso do aluno perder uma aula por algum motivo especifico, não há prejuízo ao aluno. O trânsito também é um fator a se destacar, afinal de contas em algumas cidades o tempo gasto nele é alto, nesse caso o EAD é uma opção muito interessante, pois além de utilizar seu tempo principalmente com os estudos sem a necessidade de sair de casa, ainda terá uma economia considerável de combustível e de saúde, afinal ficar muito tempo no transito causa estresse e faz muito mal a saúde.

Permite também o acesso às pessoas que moram em locais distantes que não dispõe de uma faculdade, nesse caso ainda há uma grande economia, levando em conta que não será necessário o gasto com moradia e alimentação morando em outra cidade. Por esses e outros motivos que o curso EAD é considerado mais barato, não somente pelo valor mensal do curso e sim por tudo que ele envolve. Como em todo curso, é importante conhecer a reputação da instituição onde é oferecido e o seu reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC), para que não tenha surpresas quando terminar. Nas instituições mais renomadas é disponibilizado ao aluno o acesso a uma biblioteca virtual com um vasto acervo de obras que podem ser acessadas pela internet.

Quanto ao reconhecimento do curso EAD é importante dizer que não há nenhuma restrição quanto ao diploma, devendo por lei ter o mesmo valor que um curso presencial. Isso fica cada vez mais evidente nas pesquisas realizadas nas empresas, que mostram a crescente aceitação e valorização do funcionário formado em um curso a distância. Ou seja, você consegue se formar tendo aulas no conforto de sua casa, com custos muito menores e com o mesmo peso dos cursos tradicionais presenciais.

E através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é possível ingressar em um curso superior de graduação, pós graduação, ou de especialização em uma instituição pública de ensino sem ter gasto algum com mensalidades.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: