dcsimg

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

(0.0 de 0)

Para obter sucesso em qualquer área da vida, precisa-se de um mínimo de organização. No ensino a distância o aluno organiza sozinho seus horários de aula e de estudos, sua agenda e suas tarefas.

tempo-ead

O Ensino a Distância (EAD) já se mostrou muito mais acessível que a modalidade presencial em diversos aspectos e os motivos pelos quais um aluno decide estudar a distância são dos mais variados. Poder trocar uma sala de aula pelo conforto da própria casa, realizar outras tarefas enquanto estuda, não precisar se deslocar até outra cidade ou até a faculdade e elaborar os próprios horários são apenas alguns exemplos.

Outro fator importante que leva à escolha de estudar a distância é o financeiro. Muitos não tem condições de arcar com as despesas de um curso presencial e optam por fazer uma graduação de qualidade sem sair de casa.  No entanto, uma das principais vantagens em se fazer um curso a distância é, sem dúvida, a economia de tempo, já que o próprio aluno faz os seus horários de acordo com a sua disponibilidade. E para aproveitar melhor esse benefício é preciso saber se organizar.

Ao contrário do que muitos pensam, uma graduação a distância pode exigir muito mais do aluno do que uma graduação presencial. Apesar de todas as vantagens oferecidas, muita dedicação e força de vontade devem ser aplicadas para que a formação seja a melhor possível.  

Os passos para obter sucesso ao estudar a distância

O primeiro passo para obter sucesso ao estudar a distância é montar um cronograma com datas e disciplinas. Você pode, por exemplo, fazer uma tabela com as matérias que devem ser estudadas em determinados dias. Seguir esse cronograma de forma séria e respeitando as datas, horários e disciplinas irá auxiliá-lo a estudar a distância de forma mais organizada.

Evite se distrair com assuntos que não dizem respeito à disciplina estudada. Redes sociais, jogos, conversas, etc. podem atrapalhar a sua concentração e fazer com que aquele tempo destinado ao estudo não seja aproveitado como deveria.

Não assuma mais disciplinas do que a sua carga horária permite. Dedique-se totalmente às matérias do seu período. Fazer mais disciplinas do que lhe é exigido só vai atrapalhar aquelas que realmente devem ser cursadas.

Divida as disciplinas de forma que você se sinta motivado a estudar. Disciplinas que envolvam cálculos devem ser distribuídas de forma que não fiquem concentradas no mesmo dia. O mesmo vale para aquelas disciplinas que exigem muita leitura do aluno.

Faça exercícios sempre que possível. Ao final de cada conteúdo, faça exercícios sobre aquele assunto. Colocar em prática os conceitos estudados é a melhor forma de memorizar e aprender.

Nunca fique com dúvidas. Se você não entendeu algum conteúdo de forma clara, ou se alguma dúvida surgiu durante os estudos, procure os professores ou tutores do seu curso e esclareça. Algumas faculdades disponibilizam professores online durante quase todo o dia ou durante determinados períodos. Procure se informar a respeito dos horários e da disponibilidade desse atendimento.

Crie um ambiente de estudos adequado. Pode não parecer uma dica importante, mas estudar em um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo.

Evite entregar trabalhos de última hora. Quando se faz um curso a distância, depender do computador e da internet é inevitável. Vários imprevistos podem vir a acontecer e impedir que você conclua determinada tarefa. Por isso, evite concluir trabalhos de última hora.

Busque informações adicionais. É de fundamental importância que em todo curso, a distância ou não, o aluno busque informações para complementar o material disponibilizado pela faculdade.

Procure conhecer seus colegas e professores. Mesmo fazendo uma graduação a distância, é muito importante que os colegas de classe se conheçam e troquem experiências e dúvidas. Além disso, também é de extrema importância que os alunos tenham uma boa interação com os professores. Isso facilita na hora de fazer perguntas e buscar esclarecimento sobre a disciplina.

Esteja preparado para ser independente. Essa modalidade de ensino exige que o aluno seja bastante disciplinado. Quem opta por estudar a distância sabe que precisará desenvolver a autonomia e a iniciativa. Sem frequentar presencialmente a faculdade todos os dias, em horários fixos e com a figura do professor ao lado, é necessário um senso maior de responsabilidade para estudar e cumprir todas as tarefas previstas no curso.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

As dicas acima foram elaboradas para ajudar a todos aqueles que desejam fazer uma graduação a distância, mas que tem receio de não conseguir se organizar. Independentemente de todas elas, a dica mais importante é escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC. Essa é a garantia de que seu diploma terá validade e todo o seu esforço será recompensado.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidade Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça as vantagens do ensino a distância

Você está fazendo ou pretende fazer um curso a distância? Tem dicas de como organizar melhor o tempo? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: