dcsimg

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

Atualizada em 09/03/2012 18:58

(0.0 de 0)

Para obter sucesso em qualquer área da vida, precisa-se de um mínimo de organização. No ensino a distância o aluno organiza sozinho seus horários de aula e de estudos, sua agenda e suas tarefas.

tempo-ead

A acessibilidade do Ensino a Distância

O Ensino a Distância (EAD) já se mostrou muito mais acessível em diversos aspectos e os motivos pelos quais um aluno decide estudar a distância são dos mais variados. Poder trocar uma sala de aula pelo conforto da própria casa, realizar outras tarefas enquanto estuda, não precisar se deslocar até outra cidade ou até a faculdade, elaborar os próprios horários, são apenas alguns dos motivos que levam um aluno a optar por esse tipo de ensino.

Outro fator importante que leva à escolha de estudar a distância é o financeiro. Muitos não tem condições de arcar com as despesas que um curso presencial exige e escolhem fazer uma graduação de qualidade sem sair de casa.  Mas, uma das principais vantagens em se fazer um curso a distância é, sem dúvida, a economia de tempo, já que o próprio aluno faz os seus horários de acordo com a sua disponibilidade. Porém essa questão pode não ser tão vantajosa se o estudante não estiver ciente de que precisa organizar o seu tempo para poder obter sucesso nessa modalidade de ensino.

Ao contrário do que muitos pensam, uma graduação a distância pode exigir muito mais do aluno do que uma graduação presencial. Apesar de todas as vantagens oferecidas, muita dedicação e força de vontade devem ser aplicadas para que a formação seja a melhor possível.  

[Veja aqui maiores informações sobre: faculdades a distância!]  

Os passos para obter sucesso ao estudar a distância

O primeiro passo para obter sucesso ao estudar a distância é montar um cronograma com datas e disciplinas, por exemplo, uma tabela com as matérias que devem ser estudadas em determinados dias. Vale lembrar que seguir esse cronograma de forma séria e respeitando as datas, horários e disciplinas irão auxiliá-lo a estudar a distância de forma mais organizada.

Evite se distrair com assuntos que não dizem respeito à disciplina estudada. Redes sociais, jogos, conversas, etc. podem atrapalhar a sua concentração e fazer com que aquele tempo destinado ao estudo não seja aproveitado como deveria.

Não assuma mais disciplinas do que a sua carga horária permite. Dedique-se totalmente para as matérias do seu período, fazer mais disciplinas do que lhe é exigido só vai atrapalhar aquelas que realmente devem ser cursadas.

Divida as disciplinas de forma que você se sinta motivado a estudar. Disciplinas que envolvam cálculos devem ser distribuídas de forma que não fiquem concentradas no mesmo dia. O mesmo vale para aquelas disciplinas que exigem muita leitura do aluno.

Faça exercícios sempre que possível. Ao final de cada conteúdo, busque exercícios sobre o assunto estudado na internet ou em livros. Colocar em prática os conceitos estudados é a melhor forma de memorizar e aprender.

Nunca fique com dúvidas. Se você não entendeu algum conteúdo de forma clara ou se alguma dúvida surgiu durante o estudo, procure os professores ou tutores do seu curso e esclareça. Algumas faculdades disponibilizam professores online durante quase todo o dia ou durante determinados períodos. Procure se informar a respeito dos horários e da disponibilidade dos seus professores.

Crie um ambiente de estudos adequado. Pode não parecer uma dica importante, mas estudar em um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo estudado.

Evite entregar trabalhos de última hora. Quando se faz um curso à distância, depender do computador e da internet é inevitável. Por isso, evite concluir trabalhos de última hora,  vários imprevistos podem vir a acontecer e impedir que você conclua determinada tarefa.

Busque informações adicionais. É de fundamental importância que em todo curso, à distância ou não, o aluno busque informações para complementar aquelas vistas no material disponibilizado pela faculdade.

Procure conhecer seus colegas e professores. Mesmo fazendo uma graduação à distância é muito importante que os colegas de classe se conheçam e troquem experiências e dúvidas. Além disso, também é de extrema importância que os alunos tenham uma boa interação com os professores. Isso facilita na hora de fazer perguntas e buscar esclarecimento sobre a disciplina.

Esteja preparado para ser independente. Essa modalidade de ensino exige que o aluno seja bastante disciplinado. Quem opta por estudar a distância sabe que não terá horários fixos, nem precisará cumprir uma carga horária definida pela faculdade. Porém, essa liberdade de poder fazer os próprios horários sem a cobrança existente nos cursos presenciais pode acabar atrapalhando aqueles que não estão acostumados com essa independência estudantil.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

A otimização do tempo e os resultados práticos

As dicas acima foram elaboradas para ajudar a todos aqueles que desejam fazer uma graduação à distância, mas que tem receio de não conseguir se organizar. Independente de todas elas, a dica mais importante é estabelecer metas. As metas são imprescindíveis para aqueles que se sentem menos motivados. Além disso, fazer uma boa escolha entre as diversas faculdades a distância e um curso que você se identifique são motivos a mais para que você se sinta motivado a estudar e construir uma excelente carreira.    

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: