dcsimg

O que avaliar na hora de escolher um curso EAD

(0.0 de 0)

Conheça os cinco itens que você não pode deixar de verificar ao escolher um curso EAD!

O que avaliar em um curso EAD

O ensino a distância chegou para ficar e vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o Brasil, que escolhem a modalidade EAD para fazer desde um curso livre (idiomas, informática) até uma graduação ou mesmo pós. Segundo o último Censo da Educação Superior, há mais de 1,2 milhão de universitários matriculados em cursos EAD no País.

E o que está levando tanta gente a fazer uma faculdade a distância? Entre os principais motivos, podemos citar:

-Flexibilidade de horários de estudo

-Conveniência

-Economia de tempo

-Mensalidades mais acessíveis

-Menos gastos extras (deslocamentos, alimentação, etc.)

-Diploma vale tanto quanto o presencial

Se você chegou até aqui, é muito provável que esteja considerando embarcar nesta onda também. No entanto, para que sua escolha seja um sucesso, é importante saber o que avaliar em uma graduação a distância.

Veja a seguir os cinco itens obrigatórios que você deve avaliar em um curso EAD para fazer seu esforço valer a pena:

1. Situação perante o MEC

A primeira e mais importante pergunta que você deve fazer é: a faculdade é credenciada pelo MEC? Se sim, ótimo! Em seguida, é importante descobrir se o curso foi autorizado.

Muitas vezes, o curso é recente e o MEC ainda não completou o ciclo de avaliações. Por isso, não se assuste se o curso que você pretende fazer ainda não foi avaliado. Nesses casos, leve em consideração a reputação da faculdade e, se possível, converse com algum aluno.

É importante saber que o diploma obtido em uma instituição que não foi credenciada pelo MEC não tem validade!

2. Localização do Polo Presencial

Todo curso de graduação ou pós-graduação a distância tem, obrigatoriamente, pelo menos dois tipos de atividade que devem ser feitas presencialmente: provas finais e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Isso significa que, por mais que você acompanhe boa parte das aulas pela internet, será necessário comparecer a um polo de apoio de vez em quando. Escolha uma faculdade com presença em sua cidade ou em um município vizinho para poder economizar tempo e dinheiro com os eventuais deslocamentos.

3. Atividades Presenciais

Dependendo do curso, pode haver uma carga maior de atividades presenciais, como aulas práticas, laboratórios, visitas a empresas, encontros com os professores, dinâmicas, seminários e apresentações de trabalho.

Procure se informar sobre a carga e a periodicidade de atividades presenciais do curso EAD com antecedência e avalie se você poderá cumpri-las.

4. Conteúdo Programático

O conteúdo programático contém a descrição de cada uma das disciplinas e atividades previstas na graduação. A partir dele você poderá avaliar se o enfoque do curso atende às suas expectativas.

5. Custos

Por fim, mas não menos importante, avalie o investimento necessário para concluir a graduação. Inclua gastos com mensalidades, materiais de estudo, equipamentos e eventuais deslocamentos. Assim você poderá se planejar melhor e concluir sua faculdade sem atropelos ou interrupções.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

São muitas as universidades públicas e privadas reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos EAD em todo o País. Conheça algumas das principais:

Universidades Privadas:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
-Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) - em Fortaleza
-Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) - em Recife
-Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) - em Salvador

Para saber sobre mensalidades, avaliação perante o MEC e localização dos polos presenciais, você pode fazer uma busca em Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Veja também:

Faculdades que duram menos tempo

-Conheça as vantagens do Ensino a Distância

-Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

O que achou das dicas? Já escolheu seu curso EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);