dcsimg

Descubra como funciona o curso de Nutrição EAD

(0.0 de 0)

Existe curso de Nutrição a distância, mas não dá para estudar 100% online. Confira tudo o que você precisa saber esse curso no formato EAD!

Descubra como funciona o curso de Nutrição EAD

Conforme a população começa a despertar para a questão da alimentação e a buscar um estilo de vida mais saudável, o profissional de Nutrição passa a ter mais destaque.

 

É ele quem vai dar a direção dessa caminhada, pesquisando e apontando quais são as propriedades de cada alimento e recomendando o que é ideal para este ou aquele indivíduo.

 

O nutricionista também é um profissional bastante procurado por atletas e pessoas que querem emagrecer.

 

Esses são apenas alguns motivos pelos quais o curso de Nutrição é tão disputado aqui no Brasil. Mas uma novidade tem deixado muita gente curiosa: o curso de Nutrição a distância. Sim, existe essa possibilidade e muita gente já embarcou na ideia!

 

Se você quer descobrir como é possível estudar Nutrição a distância, fique ligado que vamos explicar todos os detalhes: onde encontrar, as vantagens e como é possível fazer o curso de Nutrição no formato EAD.

 

 

O curso de Nutrição EAD

Fazer um curso de Nutrição tradicional não está nada fácil. Nas faculdades públicas, a concorrência média pode chegar a 30 candidatos por vaga. Nas particulares, o valor das mensalidades pode ser proibitivo.

 

Em meio a isso, o curso a distância de Nutrição surge como uma opção interessante. As mensalidades não são tão altas quanto as do modelo presencial e a disputa por uma vaga é infinitamente menor. O curso tem uma grade curricular idêntica à da graduação presencial.

 

Mas como é possível fazer um curso com um perfil tão prático a distância?

 

Bem, na verdade, o curso de Nutrição EAD não é 100% a distância. Por exigência do MEC, a graduação precisa oferecer uma carga alta de atividades em laboratórios e cozinhas industriais .

 

Na maioria dos casos, 40% da carga horária é a distância e 60% é presencial. A dinâmica do curso você conhece a seguir.

 

 

Como é feito o curso de Nutrição EAD

O curso de Nutrição a distância tem a mesma duração do presencial: entre 4 e 5 anos, dependendo da faculdade. A diferença aqui é que 40% da graduação é feita a distância e o restante da forma tradicional, em salas de aula e laboratórios.

 

Todas as disciplinas teóricas e a parte teórica das disciplinas práticas podem ser feitas a distância. Para viabilizar os estudos, a faculdade oferece acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma desenvolvida especialmente para proporcionar um aprendizado mais eficaz.

 

Lá o aluno encontra aulas em vídeo, apostilas, livros, imagens e todos os conteúdos necessários para o desenrolar de cada disciplina. Conta também com tutores e professores à disposição, para tirar dúvidas ou dar dicas de estudos. Há ainda ferramentas de comunicação direta com outros estudantes, como chats e fóruns.

 

A parte presencial é feita da forma que você já conhece: em salas de aula, laboratórios e cozinhas industriais. Tudo isso pode acontecer tanto nas dependências da própria instituição quanto em polos de apoio – espaços que oferecem toda a infraestrutura necessária para o aprendizado do aluno. Os encontros acontecem uma ou duas vezes por semana, dependendo da instituição.

 

Onde encontrar o curso de Nutrição EAD?

Como o curso nessa modalidade ainda é muito recente, somente seis universidades, até agora, oferecem essa opção.

 

É aqui que entra o poder transformador do ensino a distância. São poucas faculdades, mas o curso chega a todos os estados brasileiros. Essas instituições receberam autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer Nutrição EAD em mais de 500 cidades de diferentes portes, espalhadas pelos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

 

É importante ficar de olho em um detalhe: nem sempre a graduação vai estar disponível em todos os polos de apoio presencial.

 

Isso porque o curso só é oferecido quando uma turma é formada. Nutrição a distância, por ser recente nessa modalidade, nem sempre atrai a quantidade suficiente de alunos para fechar uma turma em determinada localidade.

 

Portanto, se você tem interesse em fazer Nutrição a distância, entre em contato com a faculdade para saber se há perspectivas de abrir novas turmas.

 

 

O diploma de Nutrição EAD tem algum valor no mercado?

Todo curso com reconhecimento e aprovação do MEC tem validade oficial. Portanto, o diploma obtido de um curso de Nutrição EAD vale tanto quanto o presencial. A informação sobre a modalidade de ensino nem consta no documento, na verdade.

 

Portanto, quem faz Nutrição EAD poderá exercer normalmente a profissão – desde, claro, também obtenha o registro junto ao Conselho Regional de Nutricionistas.

 

Com o diploma em mãos também será possível entrar em pós-graduações e participar de concursos públicos.

 

 

Quais são as vantagens de cursar Nutrição EAD?

Se mais da metade do curso acontece da forma tradicional, qual seria então a vantagem de fazer Nutrição a distância?

 

Essa é uma pergunta bastante comum – e a maioria das respostas tem a ver com economia. Confira:

 

  • Economia de tempo: uma boa parte curso pode ser feita a distância, de casa, no horário, dia e do jeito que o estudante achar melhor. Isso, no fim das contas, rende uma economia tremenda de tempo. Dá também para conciliar a graduação e um emprego com mais tranquilidade, cuidar das tarefas de casa, etc. Outro fator que faz o estudante de Nutrição EAD ganhar tempo é não precisar ir até a faculdade todos os dias.

 

  • Economia de dinheiro: Normalmente os cursos a distância custam menos que os presenciais. Isso vale até para os que têm muita carga de atividades práticas, como Nutrição. Isso já conta como uma bela economia. O aluno também gasta menos com transporte por não ter que se deslocar até a universidade todos dias.

 

  • Poder estudar em faculdades de fora: Esse vale para quem mora longe dos grandes centros. Com o ensino a distância tornou-se possível estudar numa faculdade de renome sem ter que mudar de cidade (e gastar ainda mais com moradia, mudança, etc.).

 

 

 

Onde fazer o curso de Nutrição EAD

Como já falamos no comecinho do texto, por enquanto apenas seis instituições de ensino estão autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Nutrição a distância:

 

 

Veja também:

EAD é confiável?

 

O curso de Nutrição EAD é o que você procura? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);