dcsimg

A expansão do EAD no Brasil

(4.9 de 7)

O EAD cresce de forma acelerada no país, impulsionado por programas do governo para facilitar o acesso de alunos ao ensino superior. Saiba mais sobre a expansão do EAD!

mapa-brasil

A expansão EAD e vantagens nos cursos superiores

O EAD cresce de forma acelerada no país, impulsionado por programas do governo para facilitar o acesso de alunos ao ensino superior. 

O ensino a distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Todo ano, milhares de novos cursos superiores são reconhecidos pelo MEC. As matrículas de bacharelado, licenciatura e cursos superiores tecnológicos a distância somam mais de um milhão, de acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2013.

A licenciatura é o grau com mais alunos EAD, seguida pelos cursos superiores de tecnologia (tecnólogo) e bacharelado. A maior parte dos alunos de graduação EAD estuda em faculdades privadas.

Entenda os principais motivos para a expansão do EAD no Brasil e descubra quais são os cursos mais procurados!

Motivos para a expansão do EAD no Brasil

Além de uma maior conectividade tecnológica (Internet banda larga) e inclusão digital, o EAD vem crescendo no Brasil por mais uma série de motivos. Entre eles, podemos citar:

  • Vantagens para o aluno: comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos atrativos da modalidade EAD responsáveis pelo número cada vez maior de estudantes que optam por esta modalidade. 

  • Reconhecimento do MEC: para oferecer cursos superiores EAD, as instituições devem obter o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e, uma vez criados, os cursos a distância passam pela mesma avaliação aplicada em cursos presenciais. O diploma obtido em curso superior a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

  • Programas do Governo: o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares inclui a modalidade EAD. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é gratuita, tem contribuído para que o ensino de qualidade chegue a cada canto do país, principalmente com cursos de licenciatura e capacitação de professores.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

O número de novos cursos EAD reconhecidos pelo MEC não para de aumentar, principalmente em faculdades privadas. Conheça algumas das principais:

Os cursos EAD mais procurados

A lista mais recente com os cursos superiores a distância mais procurados foi divulgada pelo MEC em 2012. São eles:

  1. Pedagogia
  2. Administração
  3. Serviço social
  4. Competências Gerenciais
  5. Ciências Contábeis
  6. Gestão de Pessoal/Recursos Humanos
  7. Administração Pública
  8. Letras - Licenciatura
  9. Matemática - Licenciatura
  10. Biologia - Licenciatura

 

 

Histórico da expansão EAD

 

A primeira geração do EAD foi caracterizada pelos cursos por correspondência. Nesse tipo de curso, o aluno recebia o material solicitado em casa, com conteúdos e exercícios a respeito do tema que seria estudado. Um bom exemplo dessa geração é o Instituto Universal Brasileiro, preparava os alunos para o mercado de trabalho com materiais impressos enviados pelo correio.

 

A segunda geração do ensino a distância no Brasil veio a partir dos anos 1970, quando o foco principal ainda eram os materiais impressos, mas surgiram também fitas de vídeo, programas da televisão, etc. O Telecurso é um programa que exemplifica essa geração. Nessa mesma época, na Europa e nos Estados Unidos já surgiam as primeiras Universidades Abertas.

 

A terceira e última geração é classificada pelos dias atuais: a tecnologia está totalmente integrada, os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet, e o número de adeptos cresceu muito. Existem, no Brasil, mais de um milhão de alunos que optaram pelo ensino a distância para concluir uma faculdade.

 

Veja também:

 

Você pretende aderir ao Ensino a Distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

 

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: