dcsimg

Cursos técnicos EAD

(0.0 de 0)

Descubra se dá para fazer curso técnico a distância e como fazer para melhorar ainda mais o salário e a empregabilidade!

Cursos Técnicos EAD

O curso técnico é uma formação de nível médio voltada à preparação de profissionais para o mercado de trabalho. Por isso, muita gente chama de "curso profissionalizante".

Para se matricular em um curso técnico é necessário ter feito o ensino fundamental.

Há opções de cursos técnicos em vários setores, ou áreas do conhecimento. O Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta mais de 100 cursos diferentes, organizados nas seguintes categorias:

  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Produção Alimentícia
  • Produção Artística e Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Saúde e Estética
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

É possível encontrar cursos técnicos presenciais e a distância (EAD) em todo o País. Saiba mais sobre os cursos técnicos a distância, as formações disponíveis e muito mais!

Por que fazer Curso Técnico em EAD?

Uma das grandes vantagens do EAD é a flexibilidade de horários. Ao fazer um curso técnico a distância, o aluno pode organizar seus estudos de acordo com a disponibilidade de tempo, podendo, inclusive, conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia, como emprego, família, etc.

Cursos Técnicos em EAD mais procurados

Os cursos técnicos a distância mais procurados são o técnico em Contabilidade e técnico em Administração. Alguns cursos mais recentes também tem tido grande procura, pois o mercado precisa de mais trabalhadores nessas áreas.  É o caso dos cursos técnicos voltados para a área de Tecnologia da Informação (TI), parte que envolve a informática. Nestes cursos o estudante pode ser preparado para o trabalho técnico com software ou manutenção de computadores, por exemplo.

MEC e o Reconhecimento dos Cursos Técnicos em EAD

Da mesma forma que os cursos EAD de graduação e pós-graduação necessitam do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), os cursos técnicos também participam dessa avaliação.

O MEC faz o reconhecimento dos cursos técnicos e autoriza as escolas que os oferecem. Só desta forma é possível obter um diploma válido. Por isso, é essencial que o estudante se informe no portal do MEC sobre a escola e o curso que tem em vista, evitando maiores problemas na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Cursos tecnológicos EAD

Sabemos que, no Brasil, quanto maior é o nível de capacitação de um profissional, maiores as chances de conseguir um bom salário. Ou seja: quem tem diploma de nível médio provavelmente vai ganhar mais do que quem tem só o fundamental e quem conquista um diploma de nível superior pode conseguir um salário muito mais interessante do que quem tem apenas o nível médio.

Por isso, a dica aqui é não parar de estudar! E para quem já está no mercado de trabalho, ou quer entrar nele rapidamente com um curso superior, uma opção interessante é fazer o curso superior de tecnologia, ou curso tecnológico.

Os cursos tecnológicos formam tecnólogos, profissionais focados em uma área de atuação específica. 

A diferença entre um curso técnico e um tecnológico é que o técnico é de nível médio e o tecnológico é de nível superior (faculdade). Assim como acontece no curso técnico, o tecnológico é bastante focado nas necessidades do mercado e prepara o profissional para encarar situações reais do dia a dia de trabalho. Como são criados para atender a demanda das empresas da região, oferecem alto índice de empregabilidade.

O curso de tecnólogo dura entre 2 e 3 anos também pode ser feito a distância. São várias opções, em diversas áreas do conhecimento. A maior parte deles se encontra em faculdades privadas.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos tecnológicos a distância:

Veja também:

Conheça as vantagens do ensino a distância

Vai tentar um curso técnico a distância? Ou prefere fazer uma faculdade tecnológica? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);