Cursos On-line Gratuitos

Os cursos on-lines gratuitos são destinados as pessoas que desejam ter um ensino de qualidade a um custo zero. As Instituições de ensino mais renomados de todo o mundo disponibilizam cursos e aulas on-line.

As oportunidades com Cursos Online

Existem várias instituições de ensino que oferecem opções de cursos através de sistemas online, utilizando ferramentas em ambiente virtual que promovem tais cursos gratuitos aumentando a experiência do aluno. Os cursos são ministrados a partir de um cronograma de curta duração aos alunos visitantes e interessados.

Qualquer pessoa pode acessar o site, se inscrever e participar. Ao final destes cursos on-line gratuitos, ficam disponíveis os comprovantes de participação, a certificação, e que podem ser impressos e autenticados no próprio site da instituição. 
Geralmente, trata-se de cursos que desenvolvem os participantes profissionalmente e o seu crescimento e a conscientização da importância e o comportamento das pessoas em sociedade.

O Curso On-line é direcionado a todas as pessoas que tenham o desejo de estudar e possuir experiências educacionais de qualidade e que sejam acessíveis.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), 15% de todos os universitários estão matriculados em programas de cursos on-line ou EAD (Ensino à Distância) sendo travado uma luta para que cada vez mais alunos sejam atingidos.

O objetivo geral dos cursos on-line é dar acessibilidade à conteúdos que normalmente seriam ministrados em aulas presenciais com professores. São oferecidos a custo zero, para pessoas que não possuem condições ou que desejam adquirir um conhecimento em áreas como Finança Pessoal, Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo, Contratação de Trabalhadores, Questões Ambientais, Questões Administrativas, Qualidade e Serviços, Tecnologia e Ciência, Recursos Humanos, Investimentos Financeiros, área de Direito, Conhecimento, Saber e Ciência, Metodologia, Línguas Estrangeiras, Graduações e outros.

As plataformas on-line são tendências de ensinos de referencia em países no exterior. Nos Estado Unidos da América diversas instituições de ensino, como Harvard, disponibilizam algumas disciplinas em vídeo. Já Princeton (Universidade da Califórnia), possui um acervo de video-aulas de disciplinas de 20 diferentes departamentos. A Universidade de Michigan e Universidade da Pensilvânia (e outras) tem sua plataforma que oferecem cursos on-line em diferentes áreas.

Na Universidade de Stanford, apenas dois cursos tiveram um acesso de 200 mil estudantes de todo o mundo que buscavam conhecimento nas áreas de Ciência e Tecnologia. Os estudantes procuravam ensino acessível e ao mesmo tempo de qualidade e que não ocupasse uma grande parte do tempo.

O projeto de cursos on-line em plataformas teve um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões de reais vindos de empresas do famoso Vale do Silício, na Califórnia. Espera-se que esta tendência de plataformas on-line estenda-se por todo o mundo.

No Brasil, Instituições conceituadas e renomadas disponibilizam vídeos de aulas e cursos gratuitamente como FGV (Fundação Getúlio Vargas), Unicamp (Universidade de campinas), BMF&Bovespa, Sebrae e Receita Federal.

No site da FGV é possível se inscrever em cursos de carga horaria que variam de no mínimo 5 horas e no máximo 30 horas e que abrangem assuntos diversos, como :

  • Finanças
  • Direito
  • Sustentabilidade
  • Inovação e Empreendedorismo

Na Unicamp, o departamento da computação disponibiliza alguns minicursos gratuitos que relacionam-se com a tecnologia da Informação e deixa disponível um material de várias disciplinas no portal Opencourseware.

A BMF&Bovespa oferece cursos focados em Mercados de Ações e Finanças Pessoais.

No Sebrae, é possível adquirir suporte à micro e pequenas empresas iniciantes também na forma de cursos como:

  • Aprender a Empreender
  • Análise e Planejamento Financeiro
  • Como Vender Mais e Melhor
  • Atendimento ao Cliente
  • Gestão de Cooperativas de Crédito
  • Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança
  • Empreendedor Individual
  • Iniciando um Pequeno
  • Grande Negócio e D-Olho na Qualidade: 5S para os pequenos negócios.
  • Os cursos tem carga horária de no máximo 16 horas e  previsão de duração de 30 dias.

E por último a Receita Federal que oferece os cursos e tutoriais com o objetivo de esclarecer duvidas de empresários sobre assuntos como:

  • CNPJ
  • PER DCOMP(Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso)
  • GFIP
  • Simples Nacional
  • DCTF (Declaração de Compensação).

Artigos Relacionados a: cursos EAD e Cursos Online

5 dicas para escolher um bom curso EAD

Confira as dicas indispensáveis que você precisa seguir para escolher um bom curso a distância.

Prouni para Curso EAD

Saiba como usar a bolsa do Prouni para pagar a faculdade a distância.

Motivos para escolher um curso a distância

O Ensino a Distância (EAD) é um método de ensino relativamente novo no nosso país. Porém, apesar da desconfiança com relação a este tipo de curso, ele vem ganhando um grande número de adeptos. Conheça alguns benefícios desta modalidade de ensino

Cursos livres EAD

Saiba o que são os cursos livres de Educação a Distância (EAD) e quais são suas vantagens

Os possíveis obstáculos dos cursos EAD

Apesar de ser uma modalidade de ensino que está crescendo no país, a educação a distância ainda possui dificuldades.