Curso de Engenharia de Produção em EAD

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Produção a distância e veja como está o mercado de trabalho para o profissional dessa área

A Engenharia de Produção é uma das mais importantes áreas da Engenharia, pois é responsável pelo estudo das condições que uma empresa necessita para seu bom desenvolvimento. Tem como principal objetivo gerenciar os recursos financeiros, humanos e materiais de uma organização, visando aumentar a produtividade da mesma. Dedica-se a implementação e a melhoria de sistemas que incluem pessoas, equipamentos e materiais, através da projeção de processos produtivos.
O curso de Engenharia de Produção a distância é oferecido na modalidade de bacharelado e tem como principal objetivo formar profissionais generalistas, que possuam conhecimentos abrangentes em todas as áreas empresariais, levando em conta os aspectos sociais, humanos e econômicos. O curso de Engenharia de Produção EAD capacita o profissional formado para que este tenha habilidades para atuar tanto no setor de serviços quanto no setor industrial. Além disso, busca desenvolver competências humanas e técnicas, para que o aluno esteja apto a atuar em todos os setores da organização. O curso une conhecimentos de economia, administração e engenharia, buscando racionalizar o trabalho e aperfeiçoar as técnicas de produção.

Grade Curricular

O curso de Engenharia de Produção a distância, possui em seus anos iniciais matérias básicas de todos os curso de Engenharia, como cálculo, física e matemática. Nos anos seguintes, as disciplinas passam a ser mais específicas do curso, como gestão de investimentos, estratégia de empresas e economia. Além disso, nos últimos anos do curso, são ministradas matérias da área de Ciências Sociais Aplicadas, como administração. Algumas instituições de ensino oferecem aos alunos uma habilitação na área escolhida pelo mesmo. O curso possui duração média de 5 anos. As disciplinas que compõem a grade curricular básica do curso de Engenharia de Produção EAD são:

  • Economia;
  • Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Teoria da Administração;
  • Gestão de Qualidade;
  • Cálculo Vetorial;
  • Geometria Analítica;
  • Desenho Técnico;
  • Empreendedorismo;
  • Metodologia Científica;
  • Fenômenos do Transporte.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Engenharia de Produção a distância é promissor, pois o curso possui uma ampla área de atuação, podendo o profissional formado atuar em diversos departamentos empresariais, como o setor de seguros, o setor bancário ou o setor de transportes. O profissional formado nessa área possui uma sólida formação, com habilidades para resolver diversos tipos de problemas e melhorar a qualidade da produção organizacional. Pode atuar em todos os tipos de indústrias, automatizando e coordenando projetos, controlando e planejando a produção. Pode trabalhar também como auditor, gerente de operações ou analista de investimentos. As regiões Sul e Sudeste são as que apresentam melhores oportunidades de emprego para o profissional formado no curso de Engenharia de Produção a distância. Porém, com a instalação de empresas nos estados da Paraíba e do Ceará, a região Nordeste tem se tornado atraente para os alunos formados neste curso. A região Centro-Oeste destaca-se pela agroindústria.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Todos os cursos, sejam eles presencias ou a distância, necessitam de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso terá valor e o aluno receberá um diploma ao se formar. As principais instituições de ensino que oferecem o curso de Engenharia de Produção a distância e possuem reconhecimento do MEC são:

  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) – São Paulo;
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE) – Minas Gerais;
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo;
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA) – São Paulo;
  • Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) – Bahia;
  • Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) – Bahia;
  • Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) – Minas Gerais.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Artigos Relacionados a: EAD e engenharia de produção ead

As melhores Faculdades de Administração EAD

Confira as melhores opções de instituições de ensino para você que pretende cursar graduação em administração de empresas EAD.

Posso ingressar no EaD pelo SiSU?

Saiba como ingressar no ensino a distância usando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)!

8 melhores cursos técnicos a distância

A era da informação traz consigo muitas possibilidades. Acompanhe hoje os melhores cursos técnicos à distância para você turbinar o seu currículo e se dar bem na hora da entrevista.

Você está atento para as inscrições do ENEM?

As inscrições para o ENEM encerram nesta sexta-feira! Fique atento ao Calendário!

Teste: Presencial, Semipresencial ou EAD?

Faça o teste e descubra se você tem o perfil ideal para fazer um curso a distância ou deve seguir o tradicional presencial!