Curso de Enfermagem em EAD

Conheça mais sobre o curso de Enfermagem a distância e saiba quais são as principais instituições de ensino que oferecem o curso.

Enfermagem é a ciência que tem como essência manter, promover e estabelecer a saúde nos indivíduos através das suas habilidades e seus conhecimentos. Pode ser desenvolvida de forma autônoma ou em equipes, através da proteção, recuperação, prevenção e reabilitação do ser humano, utilizando-se de embasamento científico.
O curso de Enfermagem a distância é oferecido na modalidade de bacharelado e licenciatura. Tem como principal objetivo formar um profissional reflexivo e crítico, com habilidades e conhecimentos para atuar nas diversas áreas da saúde. O trabalho do profissional formado nessa área não se limita a clínicas e hospitais. Devido a isso, o curso de Enfermagem EAD possui aulas práticas, que são ministradas presencialmente, no mínimo uma vez ao mês. O curso também mescla disciplinas da área da saúde com matérias da área filosófica, para que o aluno se comprometa de maneira ética com seu trabalho. O curso possui duração média de 4 anos.

Grade Curricular

O curso de Enfermagem a distância possui um caráter generalista, sendo organizado através de três eixos – o eixo pedagógico, o eixo de integração e o eixo de aplicação do conhecimento. Durante o curso são ministradas disciplinas que mostram a importância social dos avanços da Enfermagem e que valorizam a integração dos temas estudados. Nos primeiros anos do curso de Enfermagem EAD são ministradas disciplinas básicas das Ciências Biológicas, como microbiologia, anatomia e histologia. Nos anos seguintes o aluno passa a lidar com procedimentos técnicos, possuindo aulas práticas. As disciplinas que compõem a grade curricular básica do curso de Enfermagem EAD são:

  • Anatomia Sistêmica;
  • Biologia Celular;
  • Genética;
  • Histologia e Embriologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Biofísica;
  • Psicologia da Saúde;
  • Imunologia Básica;
  • História da Enfermagem;
  • Microbiologia Básica.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Enfermagem a distância possui uma ampla área de atuação. Os hospitais particulares são os maiores campos de emprego para os enfermeiros. Devido a expansão do Programa Saúde da Família, do governo federal, a procura por profissionais qualificados é alta, sendo que as áreas com maior carência são a dermatologia, pediatria, geriatria e oncologia.
O profissional formado no curso de Enfermagem a distância possui uma formação ética, crítica e solidária, superando as dificuldades existentes na sua profissão. A auditoria é outra área de atuação que apresenta carência de enfermeiros, para que estes lidem com a relação de custo-benefício dos equipamentos e medicamentos hospitalares. A região Nordeste é a que apresenta melhores oportunidades de emprego para o profissional dessa área.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi a primeira instituição de ensino superior a oferecer o curso de Enfermagem a distância na modalidade de licenciatura. Apesar deste curso ser novo na metodologia a distância, são muitas as universidades que o oferecem. Porém, assim como os cursos presenciais, é necessário verificar se a instituição de ensino possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno receberá um diploma ao se formar. As principais faculdades que oferecem o curso de Enfermagem EAD e possuem reconhecimento do MEC são:

Artigos Relacionados a: curso de enfermagem EAD e EAD

Como anda o mercado para quem faz curso à distância?

Pessoas que optam por cursos a distância possuem competências atraentes para o mercado de trabalho. Saiba como anda o mercado para quem faz curso à distância!

EAD – O futuro da educação está aqui

Confira algumas das vantagens do ensino a distância que você provavelmente não sabia!

4 fatores que comprovam a eficácia do ensino a distância

Se você ainda duvida que o ensino a distância não pode proporcionar uma educação da mesma qualidade do ensino presencial, confira 4 fatores que comprovam a eficácia deste método!

Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância?

Por que o ensino a distância exige mais dedicação que o presencial?

Os alunos de um curso a distância são muito valorizados e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais!