dcsimg

Curso de Matemática EAD

Atualizada em 17/11/2014 07:35

(0.0 de 0)

A graduação em Matemática na modalidade EAD exige do aluno dedicação. São quatro anos de duração e o matemático formado pode lecionar em escolas de Ensino Básico ou se especializar.

matematica-ead

O curso de matemática na modalidade EAD (Educação a Distância) tem como objetivo principal formar professores habilitados para lecionar Matemáticaem Instituições de Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio. O profissional de Matemática aprende, ao decorrer do curso, todo o conhecimento pedagógico e matemático dirigido para o exercício da profissão e, ao final do curso, especializa-se em uma área específica. O curso busca desenvolver a capacidade de manter um bom relacionamento pessoal e, quando solicitado, trabalho em equipe. Procura demostrar detalhadamente os assuntos e disciplinas que envolvem a matemática e a busca de conhecimento.

O desenvolvimento das capacidades de aprimoramento e busca da aprendizagem na matemática surge da evolução de habilidades específicas como o planejamento antecipado, comunicação e organização de atividades pedagógicas. O professor de Ensino Fundamental e Médio tem como desígnio uma formação que possibilite a vivência crítica de sua disciplina e de garantir a entrada de alunos no Ensino Superior levando uma bagagem mínima e necessária de conhecimentos do Ensino Básico.  

Duração

O curso de Matemáticatem duração de 4 anos, que são divididos em 8 semestres. Na maioria dos cursos disponíveis são em média 3.000 horas que podem ser distribuídas em disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e o estágio pedagógico supervisionado. Fica a critério da instituição de ensino que oferece o curso escolher  a melhor distribuição das horas e disciplinas.  

Matriz curricular

  • História da Matemática
  • Matemática para o Ensino Básico
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Fundamentos da Matemática
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Política e Gestão da Educação
  • Fundamentos Sócio-Histórico da Educação
  • Matemática Elementar
  • Séries e Equações Diferenciais
  • Introdução a Álgebra
  • Iniciação à Computação
  • Fundamentos Antropológicos e Filosóficos da Educação
  • Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
  • Fundamentos Psicológicos da Educação
  • Pesquisa Aplicada à Matemática
  • Cálculo das Probabilidades e Estatística
  • Argumentação Matemática
  • Fundamentos da Geometria Euclidiana
  • Didática
  • Introdução a Análise Real
  • Introdução à Álgebra Linear
  • Estágio Supervisionado
  • Física Geral

Habilidades Gerais e Específicas

Ao final do Curso de Graduação de Matemática , o professor antes de mais nada deverá possuir atitudes que vão de acordo com a ética profissional, possuir habilidades e competências mínimas para exercer a profissão de educador. Assim, o profissional licenciado para lecionar matemática deverá possuir além de conhecimento específicos, possuir valores julgados importantes pela sociedade e entender o papel e os valores da escola junto a sociedade. Além disso o professor deve dominar todos os conteúdos de matemática e o conhecimento pedagógico. Como habilidades específicas o Matemático deve:

  • Ser criativo, utilizar da tecnologia, materiais de apoio e livros didáticos, e fazer uso de estratégias pedagógicas para tornar ótimo o processo em que alunos e professores são envolvidos: ensino e aprendizagem.
  • Criar, adaptar e analisar metodologias pedagógicas que fazer parte do ambiente escolar com a finalidade de desenvolvimento da criatividade dos alunos e a habilidade de estudo independente.
  • Entender e aplicar os conceitos abstratos que a disciplina exige para a resolução de problemas.
  • Interpretar os dados, elaborar moldes e aplicar raciocínio lógico que sejam adequados para encontrar a solução de problemas matemáticos.
  • Saber analisar criticamente toda a estruturação do curso de matemática que será ministrado, selecionando os materiais didáticos em geral visando manter o papel social que a escola representa.
  • Saber manter as relações entre as disciplinas de matemática e as de outras ciências, relevando os métodos de ensino, aplicações e características específicas.
  • Aprender a expressar o pensamento e os conhecimento de forma clara, precisa e objetiva para maior entendimento por parte dos alunos no processo de produção e transmissão de conhecimento matemático.
  • O professor precisa saber elaborar argumentação que seja aplicável aos conteúdos escolares e da Educação Básica para a sanção de dúvidas de questionamentos expostos por alunos.
  • Compreender todo o processo de ensino e aprendizagem e atender as necessidades específicas de cada aluno e a sua relação com matemática.

Mercado de Trabalho

Além de lecionar em educação básica, os Matemáticos que derem continuidade aos estudos e possuírem título de mestrado ou doutorado, podem seguir carreira de pesquisador em instituições de Ensino Superior. Os Matemático estão sendo profissionais cada vez mais valorizados no mercado e de grande valia nos setores da economia devido a capacidade de análise e raciocínio.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: