dcsimg

Curso de Letras Online

Atualizada em 09/07/2012 14:53

(0.0 de 0)

Carreira em Letras

A carreira em letras atrai as pessoas pelo fato de ter grande índice de empregabilidade. A língua portuguesa pode não ser tão valorizada e apreciada pelas crianças e jovens, porém o ato de ensinar este idioma é importante para uma formação completa, onde as pessoas consigam se comunicar e expressar suas opiniões de forma clara e coerente.

A graduação em letras permite atuar como professor de português, outros idiomas e literatura. Isto tem conquistado os vestibulandos pelo fato de ter folgas nos finais de semana, feriados e férias escolares. Outra possibilidade de trabalho é como tradutor, realizando serviços em instituições públicas e privadas da área educacional.

O profissional desta área deve ter o costume de realizar leituras e escrita, além de interesse por aprender novos idiomas, no caso de escolher uma atuação específica, como por exemplo, tradutor/professor da língua inglesa. O aprendizado vai além dos conceitos gramaticais e da construção do idioma, o graduando passa a ver a língua portuguesa de forma mais completa.

Licenciatura ou Bacharelado?

Está é uma questão importante para o curso de Letras: a escolha entre Licenciatura ou Bacharelado. Os dois diferenciam-se quanto a formação do candidato para lecionar, interpretar e pesquisar. Ambas as áreas, tanto licenciatura como Bacharelado, oferecem uma boa formação e instrução e domínio da língua portuguesa, libras e ou estrangeira. Na Licenciatura o profissional é habilitado para trabalhar como redator e revisor de textos em diferente áreas, pesquisador e como professor para ministrar aulas em instituições de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

A graduação é focada para lecionar e inclui na carga horaria conteúdos de cunho pedagógico como Estrutura dos Ensinos Primários e Secundários (Fundamental e Médio), História da Educação, Prática de Ensino, Psicologia do educador e do educando e Didática Escolar. O Bacharelado é considerado uma área de atuação mais prática. O profissional é habilitado para trabalhar e prestar serviços em empresas, editoras, redações de jornais e revistas, gráficas, trabalhar como assistente de um escritor, como estruturar a obra. O profissional de letras formado em Bacharelado não é habilitado para lecionar e passar o conhecimento adquirido para educandos.

Duração do Curso

O curso tem duração em média de 3 (três) a 4 (quatro) anos. A carga horária é de 2820 horas que incluem horas de disciplinas correntes, estágio, prática profissional e trabalho de conclusão de curso.

Grade Curricular

A grade curricular refere-se a estudos Linguísticos , Fonológicos, Discurso e Literatura, Intertextualidade, Teoria Narrativa, Fundamento da Educação, Fundamentos Pedagógicos,  Leitura, Escrita e Estrutura da língua, Língua oral e Metodologia e Didática

Mercado de Trabalho

O profissional da área de Letras é apto para atuar em empresas de ramo jornalístico, editoras de livros, revistas e jornais, instituições de ensino fundamental e médio, em universidades (desde que sejam atendidos os pré-requisitos para a seleção), terceirizar serviços como a construção e edição de relatórios e atas para pequenas e grande empresas e também trabalhar como autônomo. Na atuação do profissional  de Letras como tradutor, pode trabalhar e prestar serviços em editoras, aeroportos, agências de turismo, embaixadas e empresas de cunho internacional, congressos. Este mercado encontra-se em crescimento constante garantindo diversas oportunidades .  

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: