dcsimg

As 10 melhores faculdades com ensino a distância

(0.0 de 0)

O Ensino a Distância (EAD) não para de crescer no Brasil. Em dez anos, de 2003 a 2013, o número de cursos EAD reconhecidos pelo MEC passou de apenas 52 para mais de 1,2 mil.

Diversas instituições públicas e privadas de ensino superior oferecem cursos na modalidade a distância. O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por avaliar todas as universidades e cursos, tanto presenciais como a distância.


Descubra quais são as melhores faculdades que oferecem cursos a distância e entenda como o MEC avalia as instituições e os cursos EAD!

Melhores Faculdades EAD

Para avaliar as instituições como um todo, o MEC aplica dois conceitos: Conceito Institucional (CI) e Índice Geral de Cursos. Confira, a seguir, as 10 melhores faculdades a distância de acordo com esses dois conceitos:


Faculdades que receberam nota máxima (5) nos conceitos CI e IGC:

Faculdades que receberam notas 4 e 5 nos conceitos CI e IGC:

São muitas as faculdades a distância que, apesar de não terem atingido a nota máxima (5), têm ótima avaliação perante o MEC, com notas positivas (3 ou acima) nos conceitos CI e IGC. Conheça algumas das principais:

Como descobrir a nota de um curso EAD?

Além de aplicar os conceitos CI e IGC para as instituições como um todo, o MEC também avalia cada um dos cursos presenciais e a distância de nível superior. Por isso, ao escolher sua faculdade EAD, é importante consultar a nota do curso perante o MEC, e não apenas o conceito geral da faculdade.

O MEC avalia os cursos a distância (assim como os presenciais) usando três critérios:

-Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores,  a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.

-Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.

-Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.

Todas as avaliações feitas pelo MEC são informações públicas e disponíveis via internet. Se você quiser saber a nota de qualquer curso superior, faça o seguinte:

  • Acesse o e-mec .
  • Clique em "Consulta Avançada".
  • No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso.
  • Na aba UF, selecione o seu Estado.
  • Selecione a modalidade "A distância".
  • Digite os caracteres (letras e números) apresentados no campo correspondente.
  • Clique no botão "Pesquisar". A lista com os resultados irá aparecer na mesma tela, logo abaixo do formulário da pesquisa.

Você verá uma lista com todos os cursos que se encaixam nas características que você pesquisou, bem como a situação do curso perante o MEC e as notas nas avaliações do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Se a informação marcar um traço ( - ), pode significa que aquele curso ainda não foi avaliado pelo MEC.

Veja também: 

Busca de Faculdades a Distância reconhecidas pelo MEC

Você pretende fazer um curso a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);